10 dicas para desenvolver inteligência emocional

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Segundo um estudo da universidade norte-americana de Columbia, para cada dólar investido no desenvolvimento da inteligência socioemocional de uma criança, 11 dólares são devolvidos à sociedade.
Aprender o autoconhecimento, autoconfiança e bom relacionamento com o ambiente faz a criança se tornar uma pessoa melhor e com menos tendência a sofrer de ansiedade e depressão.
Para a Coach especializada pela internacional LeaderArt, Leila Arruda, uma pessoa que possui inteligência emocional é capaz de identificar as próprias emoções com mais facilidade, e, em alguns casos, começa a controlá-la. Leila afirma que, quem tem essa habilidade, costuma possuir autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais.

“A inteligência emocional é caraterizada também pelo respeito às outras pessoas, pela solidariedade e a valorização dos talentos alheios”, explica a especialista.
De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 23 milhões de pessoas sofrendo com transtornos mentais que necessitam de algum atendimento em saúde, isso corresponde a cerca de 12% da população brasileira. Apenas uma das mais comuns, a depressão, já representa 5,8% dos brasileiros, o maior índice da América Latina.
Por isso, Leila separou dez dicas para alcançar uma boa inteligência emocional:

– Tenha consciência de suas emoções : É importante que você reconheça quando uma emoção aparecer e o porquê ela surgiu. O objetivo é entendê-la e superá-la. Perceba como elas ocorrem dentro e fora de você, qual a “mensagem” ela te traz e busque uma maneira de satisfazê-la sem causar prejuízos futuros, a você ou ao próximo.

– Assuma sua Responsabilidade: Encontrar culpados virou um hábito do ser humano. Se está sofrendo é porque alguém está te fazendo sofrer. Se algo não deu certo, alguém conspirou contra você. Assuma a responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida.

– Observe e analise seu próprio comportamento: Esteja atento para sua própria reação frente às situações que vivencia. Analise a sua atitude e procure entender como ela impactou o seu dia e suas relações.

–  Domine as suas emoções: A impulsividade não é uma boa aliada para a maioria das situações. Então, procure dominar seus impulsos e emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa.

– Aprenda a lidar com as emoções negativas: Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos, e quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) acontecem, é preciso dominá-las e não permitir que nos controlem.

– Aumente sua autoconfiança: Acredite em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer obstáculos e que tem capacidade para superar as dificuldades e os momentos de crise.

– Aprenda a lidar com a pressão: As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle.

– Não tenha medo de se expressar: Não deixar a emoção te dominar não é o mesmo que não demonstrá-la. Você deve expor o que sente e expressar sua opinião, porém, deve colocar seu pensamento de maneira racional e equilibrada.

– Desenvolva o sentimento de empatia: Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se na pele dele. Sempre procure colocar-se no lugar do outro vivendo uma situação para conseguir entender suas atitudes. Inverter os papéis pode ajudar a ser mais tolerante e compreensivo.

– Exercite o respeito pelo próximo: Todos nós temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer que temos falhas e qualidades para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros.

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