Hemocentro precisa de doadores de sangue tipo ‘O’ positivo

0
93

O Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo faz alerta para população sobre a necessidade de receber doações de sangue, principalmente do tipo O positivo.

A preocupação aumentou depois de observado uma queda no número de doadores, a instituição tem cerca de 82 bolsas de sague O+, quando na verdade deveria ter uma média de 350.

Os interessados em doar, mesmo que não tenham fator O+, podem procurar o Hemocentro que está realizando campanhas periódicas para a coleta de tipos sanguíneos como A-, A+, O-, O+ e B-.

De acordo com a Dra. Cárlei Heckert Godinho, responsável pelo Hemocentro, a queda nas doações de sangue estão afetando de forma dramática o atendimento das urgências no Pronto-socorro, Centro Cirúrgico e aos demais pacientes da instituição. “Necessitamos de doadores de sangue para suprir a demanda transfusional de adultos e crianças; além das urgências, atendemos pacientes clínicos e oncológicos”, acrescenta Dra Cárlei.

Segundo a médica, uma única doação de sangue pode ajudar a salvar várias vidas, uma vez que o sangue coletado é separado em diferentes hemocomponentes – concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado – e podem ser fracionados quando destinados a crianças.

Para doar sangue, é necessário:
– apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
– estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos e 11 meses de idade (os menores de idade somente com a autorização dos pais).
– pesar no mínimo 50 kg;
– vir alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos nas últimas 4 horas de antecedem a doação;
– ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Intervalo entre doações:
   – Mulheres: 3 meses, permitidas até 3 doações/ano
   – Homens: 2 meses, permitidas até 4 doações/ano

O Hemocentro está localizado na Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque e o contato é pelo fone: 2176-7258. Outras informações podem ser acessadas por meio do site www.santacasasp.org.br/doesangue.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome