Doenças respiratórias podem afetar cães e gatos no inverno

0
684

Com o clima gelado do inverno, naturalmente as pessoas fecham as janelas e portas da casa evitando a circulação de ar e, facilitando assim, a proliferação de vírus e doenças respiratórias. A estação mais fria do ano exige cuidado redobrado com a saúde não apenas dos seres humanos, mas também dos amigos de quatro patas como cães e gatos.

Segundo a médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, quando a temperatura começa a baixar algumas doenças aparecem com maior frequência e com isso os cães e gatos podem apresentar sintomas semelhantes a gripe humana como espirros, secreção nasal, secreção ocular, dificuldade para respirar, desidratação, febre, prostração, falta de apetite, e no caso dos cães acrescenta-se a tosse.

A especialista ressalta que durante o inverno os hospitais veterinários ficam repletos de cães com gripe canina e gatos com rinotraqueite felina, ambas são doenças respiratórias. “A primeira podendo ser acometida por vírus ou bactérias e a segunda é exclusiva viral.”, explica. Essas patologias têm seu aumento na época de inverno e o método de prevenção mais eficiente que a medicina veterinária possui hoje é a vacinação, por isso é importante mantê-las em dia.

As doenças ortopédicas, que acometem mais os animais geriátricos tendem a piorar seus sintomas. A médica veterinária ressalta que a mais comum e com maior incidência é a artrose. A sua causa pode ser secundária a um trauma, ruptura de ligamentos, exercícios constantes de alto impacto e ou artrite secundária, e em raríssimas vezes pode ter seu início sem fator inicial. Seu controle é baseado em analgésico, anti-inflamatório, condroprotetores e até cirúrgicos, se necessário.

Para evitarmos que nossos cães e gatos não tenham doenças que possam ser transmitidas a nós e nossos familiares temos que manter a vacinação, vermifugação, antipulga, anticarrapaticida e as visitas ao médico veterinário em dia.

A veterinária Caroline Moretti atende no Hospital Veterinário Vet Popular 24h II fica na Av. Guapira, 669, no Tucuruvi. Para mais informações sobre doenças no inverno ou consultas veterinárias, ligue (11) 2982-6070.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome