Comida x ração: saiba como alimentar corretamente o seu cachorro

0
497

A alimentação equilibrada de um animal é tão importante quanto a de um ser humano. Assim como as crianças, adultos e idosos, os cães precisam de vitaminas, minerais e nutrientes como proteínas, gorduras e carboidratos, o que possibilita uma excelente condição corporal e uma vida saudável. Porém a comida caseira nem sempre é a mais indicada, já que existem rações de excelentes qualidades que contemplam todas essas necessidades nutricionais.

Segundo a médica veterinária e diretora geral do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, a comida caseira não é proibida, porém não possuem todos os nutrientes que os cães precisam. “Hoje existem rações de alta qualidade que têm todos os itens necessários para uma alimentação balanceada e saudável, que atende às necessidades inclusive de porte ou raça e idade do seu animal.”, ressalta Caroline.

Para aqueles que fazem questão de dar algo caseiro para o seu cãozinho, a médica veterinária explica que existem alguns alimentos que são permitidos como abóbora, batata, batata doce, cenoura, brócolis, abobrinha, berinjela, beterraba, chuchu, couve-flor, couve, espinafre, inhame, mandioquinha, mandioca, quiabo, rabanete e vagem, porém todos cozidos e triturados. Algumas frutas também estão liberadas como banana, pêra sem semente, maçã sem semente, melancia e melão em pedaços pequenos.

Porém, é importante lembrar que o organismo do cachorro não é preparado para digerir alguns itens como o chocolate, que causa malefícios e oferece grande risco à saúde; abacate, que pode acarretar comprometimento da flora intestinal devido a substâncias como a persina; o café, que pode provocar excitação do sistema nervoso; uvas que podem agredir a parte renal e hepática causando sua insuficiência, entre outros alimentos. “Para os donos que oferecem aos seus cães verduras verde claras, é necessário tomar cuidado para não dar grandes quantidades do alimento, já que podem causar desarranjos intestinais.”, alerta a especialista.

Outra questão super importante para manter a saúde e bem estar do animal de estimação é a água, que é o nutriente mais importante para o corpo tanto de humanos como dos animais. A veterinária finaliza dizendo que a alimentação correta é de suma importância para evitar alterações na qualidade da pelagem, magreza, obesidade e outras doenças comprometendo inclusive a qualidade de vida e a longevidade dos cães.

Recentemente ensinamos duas receitas de biscoitos para os pets que podem ser oferecidos nos intervalos entre as refeições sem maiores problemas. 🙂

O Hospital Veterinário Vet Popular 24h II funciona na Avenida Guapira, 669. Para mais informações, ligue e marque uma consulta: (11) 2982-6070.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome