Saiba quais hábitos podem comprometer uma boa noite de sono

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Ao contrário do que muita gente pensa, o termo “higiene” não refere-se apenas aos cuidados com a limpeza. A palavra pode ser usada ainda para manutenção de hábitos que previnem doenças e criam condições para melhores condições de saúde. Assim como existe rotina de cuidados com o corpo, a atenção com o sono não poderia ser diferente.

As regras de higiene do sono incluem passos que devem ser adotados diariamente, com o intuito de garantir o descanso total do corpo. Para que o organismo se recupere de um dia inteiro são necessárias uma média de sete a oito horas de sono, como explica a médica Aliciane Mota, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL). “Quando não mantemos esses hábitos, podemos desenvolver um sono irregular e de baixa qualidade. Muitas vezes entramos apenas nas primeiras fases do sono, ou seja, um sono superficial”, conta a especialista.

Pesquisas do Instituto do Sono apontam que 63% dos brasileiros têm algum problema relacionado ao sono. Noites mal dormidas podem ter como consequência a sonolência diurna e impacto direto nas atividades diárias. Deve-se evitar cochilos prolongados durante o dia. A médica ressalta que o costume de dormir um pouco depois do almoço não precisa ser abolido, desde que esse período de repouso não passe de uma hora, já que o tempo adequado deve ser de 15 a 30 minutos.

Para garantir a eficiência do sono e a quantidade de horas para o descanso, na hora de deitar, nada de levar eletrônicos para a cama. “Entre os maus hábitos mais comuns estão o uso de eletrônicos em geral, como celular; assistir programações de TV que ativem seu raciocínio, filmes de ação e suspense, por exemplo; além de navegar na internet quando já está na cama. E nada de levar trabalho para o quarto!”, comenta a médica.

Os cuidados com a alimentação também entram nas recomendações de higiene do sono. A ingestão de bebidas alcoólicas ou estimulantes como café, chá preto e refrigerantes, não é recomendada no período do fim da tarde ou da noite.

A atividade física pode ajudar diretamente na hora de dormir. Os exercícios diminuem a fragmentação do sono e aumenta o percentual de ondas lentas, que é o sono mais profundo.

Confira algumas dicas para garantir uma boa higiene do sono
– Mantenha o ambiente escuro, para fazer o organismo entender que já anoiteceu e, portanto, deve-se repousar.

– Crie o hábito de dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos finais de semana.

– Um bom banho quente entre as duas horas que antecedem o sono pode ajudar no relaxamento do corpo.

– Evite alimentação excessiva durante a noite, priorizando alimentos leves. As refeições devem ser feitas em no máximo duas horas antes do sono.

– A iluminação com uma luz amarela no quarto favorece um ambiente mais aconchegante.

– Fugir do estilo de vida moderno, deixando som, computador, televisão e celular desligados na hora de deitar.

– Relacione o ambiente do quarto ao descanso. O cérebro deve ter no inconsciente que o quarto é um local apenas para dormir, não deve ser lugar de trabalho ou alimentação, por exemplo.

– Evite ficar pensando nos planos para o dia seguinte, isso pode gerar ansiedade e inquietação.

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