Dia das Crianças: confira as atrações dos museus, bibliotecas, Fábricas de Cultura e Oficinas Culturais

0
87

Para celebrar o Dia das Crianças (12 de outubro), as instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam atividades especiais para a criançada e toda a família.

Contação de histórias, oficinas de fotografia e de minibarista, feira de troca de livros e brinquedos e visitas temáticas em exposições estão entre as atrações. A programação completa das atividades pode ser conferida no site.

Bibliotecas
Na Biblioteca de São Paulo as atrações começam às 11h30, no dia 12, quinta-feira. A “Brincadeira de Cordel” reunirá três atores que vão simular um varal de cordel e interagir com os visitantes por meio instrumentos musicais. Às 16h, o grupo Furunfunfum apresenta o espetáculo “Os Três Porquinhos”. Com manipulação de bonecos, a peça é fiel ao enredo tradicional e convida o público a interagir com os personagens e canções em busca do Lobo Mau.

Museu da Imigração
No Dia das Crianças o Museu oferece, em parceria com a Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil (OHVB), atrações para crianças refugiadas e brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Além de aproveitarem as brincadeiras e jogos, as crianças receberão atendimento médico e odontológico prestado por profissionais voluntários. Por fim, os pequenos do Centro de Acolhida para Imigrantes II serão presenteados com brinquedos recebidos pela campanha de doação realizada pela OHVB.

Às 16h, o grupo Aula Mágica apresentará o espetáculo teatral “Navegar é preciso”. Inspirada nas grandes navegações portuguesas do século XV, a peça narra uma aventura construída a partir de fatos históricos reais que mudaram o mundo. A atividade é gratuita e indicada para maiores de 6 anos.

Museu Afro Brasil
No sábado, dia 14, às 11h, haverá uma contação de histórias especial. “Aos pés do Baobá” apresenta narrativas africanas ou afro-brasileiras, seguidas de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A entrada é gratuita e para participar é preciso se inscrever pelo site.

Museu Catavento
No dia 12, o Museu Catavento reabre a “Sala do Olfato” com a inauguração da exposição “O Mundo do Perfume”. Repleta de recursos digitais, a sala apresenta de forma divertida uma trajetória curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

No mesmo dia, a equipe de fotógrafos do “Projeto Cidade Invertida” oferecerá oficinas de fotografia de câmara escura aos visitantes do Museu, dentro de um trailer especialmente adaptado. Além disso, crianças e adultos poderão aproveitar a Sala Dinos do Brasil, que permite aos visitantes fazer um passeio pela era mesozóica e conhecer os dinossauros que habitaram o território brasileiro por meio de óculos de realidade virtual. As sessões são realizadas às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h. Para participar, é necessário retirar senha na bilheteria.

De 10 a 15 de outubro, as experiências desenvolvidas para a Seção “Laboratório de Química” do Museu serão apresentadas em forma de espetáculo teatral. Serão quatro sessões diárias de 30 minutos: de terça a sexta, às 10h, 12h10, 13h45 e 15h55, e no sábado e domingo, às 10h30, 12h, 13h30 e 15h.

Casa das Rosas
No dia 12, às 15h, haverá visita temática “De Mapa na Mão e Tempo na Cabeça”. Durante o passeio, crianças e familiares irão percorrer o museu em busca de pistas sobre o uso da casa literária ao longo do tempo. A atividade é gratuita e para participar é preciso enviar e-mail para educativo@casadasrosas.org.br ou se inscrever presencialmente na recepção do Museu.

Museu do Futebol
Na quinta-feira (12), às 11h, o escritor Pedro Bandeira estará na Sala Grande Área para uma contação de histórias divertidas sobre futebol. No domingo, dia 15, às 11h, a educadora Mirela Esteles, apresentará “Maria Viola com quem está a bola?”, com músicas e brincadeiras tradicionais. Para bebês e crianças de até três anos, o Espaço Dente de Leite, funcionará durante todo o feriado, das 10h30 às 17h, com jogos e brincadeiras.

Museu da Casa Brasileira
Com entrada gratuita na quinta-feira (12), a programação começa com o espetáculo “Aquarela Brasileira – Uma viagem pelas cores do Brasil”, às 11he às 14h. O show é uma homenagem à música popular brasileira. Serão interpretadas canções de Chico Buarque, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Ivan Lins, Toquinho e Vinicius.

Também no feriado, das 12h30 às 15h30, o espaço promoverá a Feira de Troca de Brinquedos. O objetivo é fomentar a reflexão sobre o consumismo na infância e estimular as crianças a interagirem a partir da troca de brinquedos que não usam mais. Para participar, os pequenos devem estar acompanhados de um responsável e o brinquedo deve estar limpo e em boas condições. Os visitantes poderão aproveitar também os food trucks que estarão disponíveis no jardim do Museu.

Pinacoteca
A Pinacoteca terá entrada gratuita em todos os dias do feriado, entre 12 e 15 de outubro. O público pode aproveitar o período para conhecer a mostra “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, em homenagem aos 120 anos do nascimento do artista. A exposição conta com mais de 200 obras, desenvolvidas ao longo de quase seis décadas de carreira do pintor, e também destaca aspectos menos conhecidos de sua trajetória, como as ilustrações e charges para revistas, livros e capas de discos.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
No feriado, das 15h às 18h, o espaço promove uma feira de troca de livros infantis. Para participar, basta trazer livros de quaisquer gêneros literários – romance, conto, crônica, poesia, biografia, quadrinhos etc – e trocá-los na base de um por um. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado de conservação.

No mesmo dia, a partir das 10h, serão realizadas sessões da atividade “Jogo de Pintar”, uma prática de pintura com guache natural sobre papel cartolina, na posição vertical, sob os conceitos do pesquisador e criador Arno Stern. A ideia é que a pintura seja espontânea, no intuito de resgatar a expressão por meio da investigação individual e do compartilhar.

Fábricas de Cultura
De 10 a 14 de outubro, das 10h às 17h, a Fábrica de Cultura Jaçanã oferece brincadeiras regionais, jogos em grupo, oficinas de invenções e engenhocas e muito mais.

Teatro Sérgio Cardoso
De 12 a 15 de outubro, às 15h, o público poderá conferir a peça “Scaratuja”, voltada para bebês. A dupla de atores Aline Volpi e Vladimir Camargo utiliza a linguagem não verbal, músicas e objetos para explorar um novo e estimulante universo. Toda a ação é realizada sobre um tapete que, ao final, torna-se uma área de descobertas para os bebês, que junto de um de seus responsáveis, sentam-se no meio do cenário, enquanto os outros adultos sentam-se atrás e acompanham todo o desenvolvimento do trabalho. A entrada é gratuita.

Aproveite e convide a família para curtir o feriado com muita cultura, lazer e diversão!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome