As principais especiarias com poder antioxidante

0
432

Opções práticas para o dia-a-dia e fáceis de serem encontradas, especiarias desidratadas como açafrão da terra, gengibre, canela, pimenta do reino e orégano possuem substâncias antioxidantes que desempenham um papel importante na saúde, atuando como agentes protetores.
De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Roberta Cassani, as especiarias devem ser utilizadas com frequência na alimentação, uma vez que são importantes substitutos para a maioria dos temperos prontos ricos em sódio, glutamato monossódico, aromas artificiais e realçadores de sabor químicos.
“Os condimentos naturais desidratados como açafrão da terra, gengibre, canela, pimenta do reino e orégano possuem componentes como a curcumina, o gingerol e os flavonoides que combatem os radicais livres, podendo impedir a oxidação das células e prevenir contra o envelhecimento precoce, estimular a digestão e auxiliar na função hepática – dentre outros benefícios”, explica a nutricionista.
Além disso, quando passam por processo de desidratação, Como é o caso dos produtos da marca Kitano, esses temperos apresentam ainda maior tempo de conservação, já que a presença de água acelera o apodrecimento da especiaria e a proliferação de bactérias. “Esse procedimento não promove a perda de nutrientes e não adiciona outros componentes ao ingrediente puro”, ressalta Roberta.

Conheça melhor as propriedades de cada um dos condimentos naturais citados e entenda como eles podem enriquecer a alimentação cotidiana:

Açafrão da terra: alguns componentes são considerados potentes antioxidantes que diminuem os danos celulares provocados pelos radicais livres hidroxilas, capazes de alterar o DNA das células. Estudos mostram ainda que a curcumina, como também é conhecida a especiaria, pode reduzir o crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores e a metástase (disseminação do câncer), além de contribuir para a morte de células cancerígenas.

Gengibre: rico em propriedades medicinais, o gengibre é fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Além disso, o gingerol presente na sua composição é capaz de reduzir o crescimento de tumores no intestino.

Canela: a casca contém procianidinas que possuem atividades antioxidantes.

Pimenta do reino: os principais componentes nutricionais são a piperina e a capsaicina que têm atividade de eliminação de radicais livres, podendo prevenir doenças associadas ao estresse oxidativo em excesso, que pode causar envelhecimento precoce (em virtude da morte das células), certos tipos de câncer, mal de Parkinson, entre outras doenças.

 Orégano: possui hidrocarbonetos de monoterpeno que contribuem positivamente para a atividade antioxidante da especiaria, atuando também na redução do estresse oxidativo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome