Coordenador da CODEAGRO recebe autora do livro “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos”

0
116

Obra revela a interface das políticas de gerenciamento de resíduos e a necessidade da continuidade de projeto e programas

O coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, José Valverde, recebeu no dia 09 de maio, a professora doutoranda e mestre em Administração (USCS), Eliana Vileide Guardabassio, autora do livro: “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos na Região do Grande ABC”.

De acordo com Valverde, a publicação vai ao encontro das políticas públicas da CODEAGRO, especialmente, no que tange sobre a geração e destinação de resíduos orgânicos e o desperdício de alimentos. Valverde ressaltou que existe a necessidade da implementação da Lei Nacional de Resíduos e também das legislações estaduais, e que o livro traz a realidade de um dos grandes centros populacionais, que é a Região do Grande ABC. “Reconheço a importância desta obra, principalmente, por ressaltar a importância da gestão integrada e consorciada. E mais orgulhoso, por fazer parte desta obra tão importante e que muito vai colaborar no desenvolvimento das políticas públicas de gestão de resíduos do Estado de São Paulo”.

A publicação, feita com base em pesquisa realizada em 2014, com gestores públicos e sociedade civil revela que a descontinuidade de programas e projetos sobre resíduos sólidos urbanos, tem sido o ponto principal para a não efetivação da Política Nacional Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305/10. “Precisamos que a política seja de Estado, não somente de governos. Desta forma, evitaremos o fim de ações tão importantes”, frisa a escritora.

O lançamento da publicação está prevista para o dia 12 de junho, das 8 às 13h30, quando será realizado o “Diálogos sobre Agronegócios e gestão de Resíduos Orgânicos”, em uma parceria da CODEAGRO e Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais (ABRELPE), nas dependências da SAA.

Para mais informações, acesse a Codeagro: www.codeagro.sp.gov.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome