Biblioteca Menotti Del Picchia recebe planetário móvel

0
64

Foto: Divulgação

Tudo começou quando o astrônomo polonês Nicolau Copérnico desenvolveu a Teoria Heliocêntrica, afirmando que o Sol, e não a Terra, está no centro do Universo. Pouco tempo depois, o italiano Galileu Galilei reforçou essa teoria por meio de observações com lunetas, descobrindo também a existência de estrelas na Via Láctea e os anéis de Saturno. Na maioria das vezes, todas essas informações são ensinadas na teoria e não fica muito claro para nós como é formado o Sistema Solar, suas características e até a localização e a temperatura dos planetas. Ensinar todas essas curiosidades na prática é a função do Projeto Galileu, que leva um planetário móvel para as bibliotecas.

Seu idealizador, Álvaro Almeida Filho, sempre foi apaixonado pelos mistérios do espaço. “O Cosmos me encanta, e eu tenho uma imensa vontade de levar conhecimento, por meio das maravilhas celestes, para um número maior de lugares e pessoas”, conta.

O Projeto Galileu existe há dois anos e já passou por escolas e prefeituras da Grande São Paulo. A estrutura do planetário consiste em uma cúpula inflável de aproximadamente 3 metros de altura, climatizada, e uma projeção FULL HD de 180 graus com som estéreo. A alta tecnologia permite que o domo se transforme em um ambiente imersivo, onde o expectador pode viajar pelo Universo, conhecendo os planetas do Sistema Solar. “A sensação é de estarmos voando por entre os astros”, diz Almeida Filho.

Segundo o idealizador do projeto, a reação das crianças é sempre surpreendente. “A princípio, ficam alvoroçadas com a estrutura. Com o início da apresentação elas passam a prestar atenção, e um grande silêncio é feito no domo, cortado apenas pelos ‘Ohhhhhs!’. Elas saem do planetário com sorriso de orelha a orelha. Os adultos também. Todos querem assistir novamente”, comenta.

Até agosto, o planetário móvel passará por dez bibliotecas municipais da cidade, despertando a vontade de todos em aprender e pesquisar mais sobre astronomia e ciências.

Dia 21 de julho o projeto chega a zona norte, na Biblioteca Menotti Del Picchia.

Serviço:
Projeto Galileu
Dia 21 de julho de 2018
Horário: 14 horas
Local: Biblioteca Menotti Del Picchia
Endereço: Rua São Romualdo, 382, Bairro do Limão
Sensura: livre
Duração: 60 minutos
Mais informações pelos telefones 3966-4814 e 3956-5070

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome