Inscrições para o encontro internacional “Nós Tantas Outras”

0
57

O evento, gratuito e com transmissão online, realizará encontros entre pesquisadoras, estudiosas e ativistas de diversos países

De 28 de novembro a 2 de dezembro de 2018, o Sesc São Paulo realiza nas unidades Itaquera, Avenida Paulista, Santana, Campo Limpo e Pompeia o Encontro Internacional “Nós tantas outras”, que promoverá a troca de conhecimentos e experiências entre mulheres de diferentes localidades, realidades e culturas, abordando a condição social, os feminismos e os desafios que se apresentam a todos na contemporaneidade.

Considerando o atual cenário, com dados como o da Organização das Nações Unidas (ONU), que atesta que 70% de todas as mulheres no mundo já sofreram ou irão sofrer algum tipo de violência em algum momento de suas vidas – e o dia 25 de novembro, declarado pela ONU como Dia Internacional contra a Violência de Gênero –, o encontro reunirá especialistas brasileiras e estrangeiras que, com suas experiências, ajudam a melhor compreender esta complexa realidade. Além das atividades formativas, a programação contará com atividades artísticas, concebidas por mulheres, que dialogam com as questões apresentadas.

A programação completa, com todas as unidades participantes poderá ser obtida através do site: sescsp.org.br/nostantasoutras.

Confira a programação do evento no Sesc Santana:

Data: 30/11
11h às 13h- Movimentos de mulheres em culturas diversas
Diante da complexidade do quadro social e cultural no mundo contemporâneo – como também das ricas contribuições de mulheres ativistas provenientes de contextos históricos singulares –, torna-se urgente a compreensão da sua dimensão plural. Esta mesa discorre sobre as expressões de gênero em diferentes culturas, e como o entrelaçamento de um conjunto de ações pode contribuir para a edificação de alianças e para a superação dos dilemas atuais. Com a Socióloga Isabel Casimiro (Moçambique) e a Chefe do escritório da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em São Paulo, Maria Beatriz Bonna Nogueira (Brasil). Mediação da Cientista Social Edneia Gonçalves.

15h às 17h30 – Corpo e saúde: direitos, reivindicações e padrões sociais
O direito ao próprio corpo, livre dos padrões normativos impostos pela sociedade, constitui-se como um dos campos de maior disputa no âmbito dos feminismos contemporâneos. Questões relacionadas à livre expressão da sexualidade, às decisões acerca da própria saúde sexual e reprodutiva, aliadas às possibilidades de acesso aos sistemas de saúde pública, caracterizam-se como desafios urgentes. Esta mesa discute os avanços e os retrocessos verificados nesses campos – corpo, saúde e direitos -, bem como a incorporação de novas matérias, como a inclusão de pessoas transexuais nos programas de saúde da mulher. Com a psicanalista e Mestra em Sociologia Letícia Lanz (Brasil), a Assistente Social e fundadora da CRIOLA Lúcia Xavier (Brasil) e a Médica Rina Nissim (Suiça).

Mediação da Antropóloga e Pesquisadora Marisol Marini.

Serviço:
“Nós Tantas Outras” – Sesc Santana
Data; 30 de novembro
Horários: Sexta, às 11h e às 15h.
Gratuito. Inscrições online gratuitas a partir de 7/11, às 14h.
Vagas limitadas. Livre.
Mais informações: sescsp.org.br/nostantasoutras
As mesas contarão com tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo Portal Sesc SP.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome