Performance “Desaprender” traz como tema a AIDS, no Sesc Santana

0
475

O Sesc Santana recebe Aline Ferreira no dia 29 de novembro, às 19h, com a Performance “Desaprender”.

DESAPRENDER (verb.intras.) “Deixar de saber o que já era sabido; esquecer aquilo que já havia aprendido”. A Ação “Desaprender” foi elaborada durante os estudos de Aline Ferreira sobre a chamada “ética da serenidade”, texto retirado de um compilado de manuscritos, de antes da era comum, no Egito. Consiste em engolir um novelo de lã vermelha, com ajuda de um copo com água, e retirá-lo de dentro do estômago, à medida em que recita um texto sobre o assassinato dos saberes de povos originários pela tradição Grega, chamado de “helenofilia”, ou seja, “a ética da serenidade”, que nos aponta que a Grécia não é o berço da filosofia, como costumam afirmar.

E o que isso tem a ver com AIDS? Segundo Aline, o ocidente está marcado pela racionalidade, que atravessa a nossa subjetivação dos corpos vivendo com HIV/AIDS. Esse trabalho tem auxiliado a compreender que a história predominante da AIDS segue a colonialidade como princípio norteador e este afirma, com base na razão, o saber biomédico como a única forma de se explicar as experiências de adoecimento, no entanto, corpos negros têm ao longo do tempo demonstrado outras possibilidades de narrativas, sobre conviver na instabilidade irremediável de existir e de curar a dor do tempo. “Em resumo, esse trabalho me ajuda a compreender a urgência de desaprender do que nos foi dito sobre AIDS até agora, para reaprender outras narrativas… as nossas narrativas, tal como nos sugere a filosofia africana”, complementa a Aline.

Aline Ferreira é integrante do grupo de pesquisa em Antropologia das emoções, com o trabalho “Sexualidade, tecnologias biomédicas de prevenção”. É co-autora do livro “Aprimoramento do cuidado em saúde mental no território da Freguesia do Ó e Brasilândia: Transtornos Mentais, Álcool e outras drogas”. Autora da coletânea de crônicas “Azul”, técnica em fitoterapia e nutrição para pessoas vivendo com HIV e estudante de psicologia.

Serviço:
“Desaprender”
Data: 29 de novembro
Horário: 19h.
Grátis.
Deck de entrada.
Livre
Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana
Telefone: (11)
2971-8700

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome