Alimentos que auxiliam no combate à enxaqueca

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Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, 15% da população do planeta sofre de enxaqueca, o que inclui, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros afetados pela doença. São muitas as causas desse mal: estresse, insônia e outras complicações. O que muitos não sabem é que a má alimentação está diretamente ligada às dores de cabeça.

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, do mesmo jeito que é preciso evitar alimentos que pioram a enxaqueca, como café, chocolate e laticínios, é recomendado priorizar o consumo de outros para combater o mal-estar, já que alguns possuem características que podem auxiliar na melhora das crises.

Vale ressaltar que o consumo dos alimentos citados deve estar acompanhado da prática de exercícios físicos e de acompanhamento médico. Confira:

Cereais integrais
A especialista aponta que cereais integrais como, trigo, cevada e aveia, podem ser úteis na prevenção da enxaqueca e das dores de cabeça. “Eles possuem boas concentrações de triptofano, um aminoácido necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina (importante para o bom humor). Além disso, são ricos em magnésio, que atua na modulação da serotonina e outros neurotransmissores que influenciam no surgimento da dor”, sugere.

Batata
Tradicionalmente a batata costuma ser usada em rodelas na testa para melhorar as dores de cabeça, mas ingeri-la pode, na verdade, auxiliar ainda mais no combate às dores. “Ela é rica em potássio e magnésio, nutrientes importantes para controlar as contrações musculares que podem causar enxaqueca, além de ser fonte de vitamina C”, aponta Cyntia.

Ervilha
A ervilha é uma leguminosa riquíssima em vitaminas do complexo B, principalmente B2, B5 e B9. “Essas vitaminas quebram moléculas de gorduras e contribuem para o aumento de energia das células cerebrais, se tornando uma boa pedida para aqueles que desejam prevenir as dores. Além disso, o vegetal ainda é rico em cálcio, proteína e ferro.

Antioxidantes
“As substâncias antioxidantes têm o poder de se livrar do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo”, afirma a nutricionista e consultora da Superbom. “Essa ação contribui para o equilíbrio do metabolismo e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória”, comenta. Alimentos como frutas cítricas, aveia, açafrão, azeite de oliva, frutas vermelhas, suco de uva, entre outros tem propriedades funcionais. “Essas propriedades funcionais podem amenizar os sintomas da dor, interferindo na incidência de enxaquecas”.

Melancia
A melancia é uma fruta rica em líquidos. “A água é sempre uma aliada no combate à dores de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela desidratação”. Além disso, a melancia contém magnésio que, como já visto, é um nutriente importantíssimo para pessoas que sofrem com dores de cabeça.

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