Bibliotecas da zona norte tem programação gratuita de teatro

0
432

As bibliotecas da região oferecem uma programação gratuita de espetáculos teatrais. A programação faz parte do Programa Biblioteca Viva e acontece nas bibliotecas durante o mês de maio. Confira:

Bichos do Mundo em Concerto com a Banda Strombólica
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.

“Bichos do Mundo em Concerto” é um show musical que explora de maneira divertida o fascínio das crianças pelo universo animal, a capacidade mágica de observar o mundo e inventar histórias. Seu diferencial é ter a sonoridade de um show de vanguarda, capaz de fisgar os pequenos e os adultos pelo som e pelas narrativas criativas. A presença enérgica do quarteto da Strombólica, os diálogos bem humorados e a sensibilidade musical criam um ambiente lúdico, permitindo a interação da platéia. “Bichos do Mundo em Concerto” é um show vibrante e uma deliciosa viagem pelo mundo dos bichos. O repertório, interpretado pela Banda Strombólica, traz histórias divertidas em forma de canção.

Dia 10 de maio, às 15h.
Biblioteca Jayme Cortez
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999.

Construtório com a Cia Truks
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min

Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham, ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltarem para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, parodiam, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos…

A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso cotidiano do objeto são modificados para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.

Dia 10 de maio, às 14h.
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte. | tel. 3975-2305.
Dia 17 de maio, às 15h.

Biblioteca Jayme Cortez  –  Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999.

A Festa
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min

A fábula acontece num reino não muito distante daqui, numa época de valores não muito díspares aos nossos. Estamos num dia especial: é o aniversário da princesa Maria Joaquina. Todos à sua volta, da Rainha aos trabalhadores, não medem esforços para que esse dia seja uma data inesquecível – para ela. Difícil de agradar, a mimada e solitária princesa ordena ao conselheiro real que este lhe traga um presente de aniversário impossível e insuperável. Saindo em busca de algo extraordinário, ele descobre no meio do povo um menino esperto, que joga bolinhas pelas ruas. A partir deste encontro tão improvável, a vida de todos daquele reino se transforma para sempre

Dia 26 de maio, às 11h.
Biblioteca Narbal Fontes
Av. Conselheiro Moreira de Barros, 170, Santana. Zona Norte. | tel. 2973-4461.

A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min
Inspirado no livro “O Chute que a bola levou” de Ricardo Azevedo.

Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.

Dia 26 de maio, às 14h.
Biblioteca Sylvia Orthof
Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi. Zona Norte. | tel. 2981-6263 e 2981-6264.

Dia 27 de maio, às 14h.
Biblioteca Padre José de Anchieta
R. Antônio Maia, 651, Perus. Zona Norte. | tel. 3917-0751.

O Menino e a Cerejeira
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min

Com enredo lúdico e emocionante, a Cia propõe uma versão do espetáculo especialmente adaptada para o espaço das Bibliotecas. O Menino e a Cerejeira nas Bibliotecas visa estimular a leitura, já que a montagem da Borbolina Companhia é uma adaptação do livro de Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder humanista japonês. Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.

Dia 16 de maio, às 10h.
Biblioteca Pedro Nava
Rua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte. | tel. 2973-7293.

Dia 17 de maio, às 14h.
Biblioteca Thales Castanho de Andrade
R. Doutor Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó. Zona Norte. | tel. 3975-7439.

Dia 26 de maio, às 11h.
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte. | tel. 3975-2305.

Dia 29 de maio, às 10h.
Biblioteca Menotti Del Picchia
R. São Romualdo, 382, Bairro do Limão. Zona Norte. | tel. 3966-4814 e 3956-5070.

Que Bicho É Esse?
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min.

O Grupo Pasárgada, com mais de 45 anos de trajetória, apresenta “Que Bicho É Esse?”. A companhia é conhecida por trabalhar com a cultura popular brasileira e com temas como a exclusão social. No palco, uma princesa, ao lado de um bicho esquisito, testemunha o esforço de príncipes que querem pedir sua mão em casamento.
Para subir ao altar, eles precisam passar por uma série de provas – mas a princesa nem tem certeza se quer colocar a aliança.

Dia 15 de maio, às 10h.
Biblioteca Padre José de Anchieta
R. Antônio Maia, 651, Perus. Zona Norte. | tel. 3917-0751.

Inquieto Coração
Classificação indicativa: adulto/ 14 anos
Duração: 60min

Inquieto Coração é um espetáculo solo cuja fonte de inspiração são as reflexões filosóficas de Santo Agostinho sobre os mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana. O espetáculo, que completa 10 anos em 2018, estreou no Rio de Janeiro, tendo realizado temporada em São Paulo e turnês por diversas cidades brasileiras.

Dia 12 de maio, às 14h.
Biblioteca Sylvia Orthof
Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi. Zona Norte. | tel. 2981-6263 e 2981-6264.

Dia 24 de maio, às 14h.
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte. | tel. 3975-2305.

Dia 26 de maio, às 14h.
Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1.425, Pirituba. Zona Norte. | tel. 3904-1444 e 3904-2476.

Dia 27 de maio, às 11h.
Biblioteca Jayme Cortez
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3343-8999.

As Três Mulheres Sabidas
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades
Duração: 60min

Neste espetáculo criado a partir de três contos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos.

Diferentemente de grande parte dos contos de fada clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, essas três histórias britânicas têm em comum protagonistas fortes, donas dos próprios desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina para enfrentar e vencer monstros, bruxas e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros.

Dia 27 de maio, às 10h.
Biblioteca Érico Veríssimo
R. Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada de Taipas. Zona Norte. | tel. 3972-0450.

Outros Eus
Classificação indicativa: adulto
Duração: 60min

O Marinheiro é uma obra, minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem à inspiração de Fernando Pessoa, que com 24 anos escreveu a peça em dois dias. Revela-nos a sua intuição, a sua visão daquilo que viria a ser a sua vida de artista, de tormento e de sofrimento.” O marinheiro talvez seja o próprio Fernando Pessoa, concentrado na realidade e ação, no sonho de viver. É na verdade a primeira criação dos seus três heterônimos. A adaptação percorre o pensamento e alguns poemas do Poeta português, para falar deste estado criativo, inventando um personagem real em seu quarto, através da prosa e da poesia.

Dia 16 de maio, às 14h.
Biblioteca Álvares de Azevedo
Pça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. Zona Norte. | tel. 2954-2813.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome