BSP realiza Domingo no Parque com diversas atividades gratuitas

0
518

Ginga e Prosa – Foto: Marcela Beltrão

A Biblioteca de São Paulo (BSP) promove uma série de atividades gratuitas que podem ser aproveitadas pela família inteira. Um dos destaques dos próximos dias é o Domingo no Parque, em 18 de agosto, que leva um pouquinho do que acontece dentro da biblioteca para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude: das 11h às 11h45, acontece o Lê no Ninho, para crianças entre 6 meses e 4 anos – e seus pais e/ou responsáveis; e sessões de contações de histórias, das 12h às 16h, com a Cia. Farnel das Artes. O Clube de Leitura tem encontro marcado em 22 de agosto, às 15h, e debaterá o livro “Frankenstein”, de Mary Shelley.

A BSP marca presença na programação da Jornada do Patrimônio 2019, organizada pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O evento acontece na capital paulista nos dias 17 e 18 de agosto, próximos sábado e domingo, e visa estimular a população a reconhecer os pontos históricos e culturais paulistanos, que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade. Na BSP, haverá sessões do programa Hora do Conto nos dois dias (com o grupo Ginga e Prosa e Os Fabulistas, respectivamente), sempre às 16h. Ainda dentro da Jornada, a biblioteca realizará os Jogos do Patrimônio, com atividades que testam a memória e os conhecimentos sobre os principais e eventos e monumentos da cidade, no domingo, dia 18, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A BSP integra ainda a programação com duas caminhadas mediadas no Parque da Juventude, relacionando o território, a cultura e a memória local. A atividade acontece no sábado, 17 de agosto, às 9h e às 16h (cada roteiro tem três horas de duração), é gratuita (mediante inscrição no formulário https://bit.ly/2GSHPbO).

Dica do mês
As atividades e serviços ligados à tecnologia são as dicas do mês de agosto na BSP. A sala de videogames é parada obrigatória, que conta ainda com wi-fi gratuito e computadores com conexão com a Internet. As vagas para utilizar os jogos eletrônicos são limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Confira a programação na completa da BSP:

Dia 17 de agosto (sábado)
10h às 11h30 – Compartilhando Saberes: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e melhorias na qualidade de vida. Com Amanda Velloso. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
11h às 11h45 – Lê no Ninho – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
11h às 13h- Jogos para Todos – Oficina de xadrez: Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
16h às 17h – Hora do Conto – “Memória da cidade: Lembranças paulistas”, inspirado na obra de Ecléa Bosi (em referência à Jornada do Patrimônio). Com o grupo Ginga e Prosa. Não é necessário fazer inscrição.

Dia 18 de agosto (domingo)
10h às 12h – Jogos do Patrimônio – Será que você conhece os principais pontos históricos e arquitetônicos de São Paulo? Atividade em referência à Jornada do Patrimônio. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Não é necessário fazer inscrição.
11h às 16h – Domingo no Parque – Um pouquinho do que acontece dentro da BSP levado para o lado de fora, à sombra das árvores do Parque da Juventude.
11h às 11h45 – Lê no Ninho – Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
12h às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. Com a Cia. Farnel de Artes.
13h às 17h – Jogos do Patrimônio – Será que você conhece os principais pontos históricos e arquitetônicos de São Paulo? Atividade em referência à Jornada do Patrimônio.  Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Não é necessário fazer inscrição.
14h30 às 16h30 – Sarau na BSP – Literatura, canto e poesia. Coordenação de Terezinha Rocha. Com o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes de São Paulo. Não é necessário fazer inscrição.
16h às 17h – Hora do Conto – “Se eu perder esse trem, só amanhã”, de Milton Jung (em referência à Jornada do Patrimônio). Com o grupo Os Fabulistas. Não é necessário fazer inscrição.

Dia 20 de agosto (terça-feira)
15h às 16h – Jogos Sensoriais – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BSP. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Dia 21 de agosto (quarta-feira)
15h às 16h- Brincando e Aprendendo – Pega-pega. Com equipe BSP. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Dia 22 de agosto (quinta-feira)
12h30 às 13h30- Compartilhando Saberes: Plantão de Dúvidas de Matemática – Está com dúvidas em algum conteúdo de Matemática? Na BSP você encontra espaço para solucioná-las. Com o professor George Humberto Bezerra. Para estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. Inscrições no balcão de atendimento da BSP.
12h30 às 13h30 – Luau – Espaço para que o pessoal se reúna para discutir temas relacionados à música, poesia, atualidades e ainda fazer um som. Com equipe BSP. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.
15h às 16h – Pintando o 7 – Confecção de sereias usando material reciclável. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
15h às 17h – Clube de Leitura – “Frankenstein”, de Mary Shelley. Com equipe BSP. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

Dia 23 de agosto (sexta-feira)
15h às 15h30 – Hora do Conto – “O lobisomem”, de Ricardo Azevedo. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.
16h30 às 17h- Leitura ao Pé do Ouvido – “Carcereiros”, de Drauzio Varella. Com equipe BSP. Não é necessário fazer inscrição.

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana
Tel.: (11) 2089-0800.
Funcionamento: terça a domingo (fechada às segundas), das 9h30 às 18h30.
Atividades gratuitas.
https://bsp.org.br/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome