Carboidrato ou proteína: qual é mais importante para o organismo?

0
1090

Os carboidratos e as proteínas são dois elementos básicos e importantes para a saúde e devem estar presentes no prato todos os dias para uma alimentação saudável e equilibrada. Restringir a dieta a apenas um deles ou consumi-los em excesso pode ser perigoso e fazer mal ao organismo.

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias do Trigo (ABITRIGO), os nutrientes se completam e são essenciais para o bom funcionamento do organismo. “Os carboidratos fornecem energia e funcionam como combustível para o corpo. As proteínas são importantes sob todos os aspectos da estrutura celular, fundamentais para manter a saúde da musculatura. Portanto, restringir um desses dois elementos da dieta é perigoso e pode fazer mal. O segredo é equilibrar o consumo”, explica.

Os carboidratos devem fazer parte de, pelo menos, metade da refeição do dia, principalmente pela manhã, quando o corpo e o cérebro precisam de mais energia. Já as proteínas, devem ser ingeridas na porção de 0.8 gramas diárias por quilo de peso corporal; são elas que auxiliam na construção, crescimento e restabelecimento dos tecidos, ossos, pele e outras partes do corpo.

Entre os alimentos ricos em carboidrato, estão os derivados da farinha de trigo e outros cereais, como os pães, massas alimentícias, biscoitos e bolos, além do arroz, batatas e até mesmo as frutas. No grupo das proteínas estão as carnes, leite, ovo, entre outros.

Lembre-se: não faça nenhuma dieta ou restrição alimentar sem antes consultar um nutricionista. A dieta que pode ser ótima para a sua amiga, pode não ser a ideal para você!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome