Carboidratos simples podem piorar e até causar a SOP

0
747

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) afeta até 10% das mulheres em idade fértil. Além dos problemas menstruais e outros sintomas físicos, é uma das principais causas de infertilidade. A boa notícia é que um tratamento bem simples pode ser muito eficaz: através da restrição da ingestão de carboidratos.

A médica ginecologista e obstetra Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, de São José dos Campos-SP, explica que a biologia é simples. “Dietas low carb podem diminuir os níveis de insulina e a resistência à insulina nos casos de SOP reversa, ajudando a equilibrar o sistema hormonal já que essas doenças têm uma forte ligação ao excesso de peso, aos altos níveis de insulina e a outros problemas metabólicos”.

Isso porque a SOP é bem mais comum em mulheres com excesso de peso, diabetes tipo 2, diabetes gestacional anterior e outros resultados da resistência à insulina e o excesso de insulina – normalmente causadas pelo excesso de peso.

Por isso que algumas mudanças de estilo de vida resultam em perda de peso podem melhorar os sintomas da doença. “Já foi provado por estudos que essa mudança de hábito alimentar diminui os níveis de insulina e reverte muitos problemas metabólicos semelhantes, por isso que uma dieta baixa em carboidratos é o centro de qualquer tratamento eficaz e pode então ajudar para que a ovulação e o ciclo menstrual se tornem normal, enquanto reduz ou elimina outros sintomas da SOP”, finaliza a médica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome