Centro de referência ao autismo no país, Casa de David Atibaia é reinaugurada

3
2401

Na última sexta-feira (21), aconteceu a cerimônia de reinauguração da Casa de David Unidade Atibaia destinada ao estudo, atendimento e pesquisa do autismo.
O local passou a se chamar Casa de David unidade Prof. Labibi João Atihé, em homenagem ao presidente da Instituição que faleceu ano passado aos 80 anos.

Estiveram presentes os familiares, coordenadores, diretoria representantes da cidade, políticos e parceiros da Instituição. Foi uma manhã cheia de emoção, com discursos da família e apresentação da bateria Superação, formada pelos assistidos da Instituição que tem como voluntário e idealizador Roberto Atihé, filho do homenageado.

Durante 12 anos a Casa de David esteve sob o comando do Sr. Labibi, presidente da Instituição. Filho de imigrantes libaneses nasceu em 15 de dezembro de 1936 em Uberaba, Minas Gerais. Formou-se em Física pela Universidade de São Paulo e se casou em 1963 com Dona Rachel tendo 4 filhos e 9 netos.

Professor Labibi, assim como era chamado, foi desde vendedor de doces libaneses nos faróis do bairro do Ipiranga e até dono de fazenda. Em meados dos anos 90, indo para sua casa de campo em Atibaia teve a curiosidade de parar e conhecer a Casa de David, e ao ver a situação difícil da Instituição na época, decidiu fazer uma campanha com seus amigos, para que contribuíssem com doações. A partir daí, tornou-se voluntário com o objetivo de melhorar a Casa de David.

Em 2005, após vários anos como voluntário, foi nomeado presidente da Instituição. Os projetos sociais dos quais esteve à frente eram exemplos de puro amor ao próximo. Um deles era a construção da segunda unidade da Casa de David voltada somente para autistas. Este sonho foi realizado através de muito esforço de sua parte e a inauguração desta grande obra aconteceu em Atibaia, em São Paulo, no dia 7 de novembro de 2014.

“Não há prazer maior na vida que o apoio a uma causa humanitária. É um trabalho desprendido de ganho material, mas enobrecedor de riqueza espiritual. Um amor assim tão grande, companheiro e consolador muda nossa vida. Na verdade por amor assim vale a pena viver”, diz Labibi João Atihé.

Para conhecer melhor o trabalho da Instituição ou saber como colaborar, acesse o site.

3 Comentários

  1. Thais, obrigado por abraçar esta causa nobre com o seu trabalho jornalístico!

    Peço-lhe licença, como filho do Prof. Labibi João Atihé, para uma correção. Aonde lê: “Em meados dos anos 2000, indo para sua casa de campo em Atibaia…” deve-se ler: “Em meados dos anos 90, indo para sua casa de campo em Atibaia…”

    Grato!

    Abraços fraternais,

    Roberto Coelho Atihé

  2. Olá Thais,

    Muito obrigado!

    Aproveito a oportunidade para convidá-la para conhecer o nosso “Projeto Samba Para Todos” que tem como objetivo maior levar a alegria da música e do samba a quem não tem acesso a ela.

    Contribua para este Projeto e ajude a inserir pessoas com graves deficiências mentais e físicas no seio da sociedade, libertando-as da exclusão social

    Quando: Sábado
    Horário: 10h às 13h
    Aonde: Casa de David – Sede
    (Rod. Fernão Dias, km 82 – São Paulo-SP)

    Abraços fraternais,
    Roberto Coelho Atihé

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome