Cinco dicas de como fazer um planejamento de carreira para 2019

0
315

Rebeca Toyama conta qual a forma mais eficiente de criar um guia de trajetória profissional para colocar em prática em 2019

Começo de ano é um período que os brasileiros optam por reorganizar suas estratégias, planos e metas de carreira para os próximos doze meses. Para muitos, isso significa a busca pelo cargo ou ocupação desejada, bem como um aumento de salário, acreditando ser um caminho para o sucesso ou ainda um “plano B” com um investimento ou novo negócio.

Diferente das últimas gerações, poucos são os jovens que buscam crescer dentro de apenas uma empresa, ou até uma única profissão. Para Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento humano, a nova geração é incentivada a buscar os sonhos e fazer o que ama, impulsionando a criação de novos empreendimentos e Startups.

“Esse movimento do mercado também incentiva pessoas que já possuem uma carreira encaminhada, mas estão infelizes, a buscarem uma transição de carreira ou se arriscarem mais”, conta Rebeca.

Geralmente essa insatisfação com a própria ocupação acontece quando não há um planejamento de carreira, e o trabalhador fica à mercê das adversidades do mercado, como crises, extinção de alguma área, terceirização de um departamento entre outros fatores. Desta forma, acaba indo para um caminho completamente diferente do desejado apenas por falta de foco ou pela crença de que não é possível ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

“Muitos procuram a ajuda de profissionais de desenvolvimento humano acreditando que precisam de um novo curso, investimento ou até mais dinheiro, e acabam descobrindo que precisavam se encontrar dentro da função que desempenham. Em algum momento da vida, essas pessoas perderam o objetivo de carreira ou prazer de realizar determinadas tarefas”, aponta a especialista.

Por isso, Rebeca indica que todo profissional – em qualquer ponto da carreira – crie esse guia de trajetória. Assim, “mesmo que a pessoa mude de ideia sobre para onde quer seguir, ela já sabe onde está, para onde quer ir e o que precisa fazer para chegar lá.”

Mas, para atingir os resultados esperados, o planejamento de carreira precisa ser feito da maneira correta, seguindo os limites de quem o faz, bem como preparado para as adversidades da vida. Segue algumas dicas da especialista para isso:

1. Tenha clareza quais são seus talentos para encontrar uma oportunidade na qual eles sejam relevantes

2. Antes de buscar mais conhecimento, pesquise em quais segmentos os que você já possui são valorizados

3. Pesquise quais são os valores da nova área ou empresa e se estão alinhados aos seus

4. Reconheça a importância de suas experiências para saber valoriza-las na próxima oportunidade

5. Cuidado para não fazer uma transição de carreira para fugir de pessoas “difíceis”, existe a possibilidade de encontrar outra bem parecida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome