Cinco dicas de como fazer um planejamento de carreira para 2019

0
789

Rebeca Toyama conta qual a forma mais eficiente de criar um guia de trajetória profissional para colocar em prática em 2019

Começo de ano é um
período que os brasileiros optam por reorganizar suas estratégias,
planos e metas de carreira para os próximos doze meses. Para muitos,
isso significa a busca pelo cargo ou ocupação desejada, bem como um
aumento de salário, acreditando ser um caminho para o sucesso ou
ainda um “plano B” com um investimento ou novo negócio.

Diferente das últimas
gerações, poucos são os jovens que buscam crescer dentro de apenas
uma empresa, ou até uma única profissão. Para Rebeca Toyama,
especialista em desenvolvimento humano, a nova geração é
incentivada a buscar os sonhos e fazer o que ama, impulsionando a
criação de novos empreendimentos e Startups.

“Esse movimento do
mercado também incentiva pessoas que já possuem uma carreira
encaminhada, mas estão infelizes, a buscarem uma transição de
carreira ou se arriscarem mais”, conta Rebeca.

Geralmente essa
insatisfação com a própria ocupação acontece quando não há um
planejamento de carreira, e o trabalhador fica à mercê das
adversidades do mercado, como crises, extinção de alguma área,
terceirização de um departamento entre outros fatores. Desta forma,
acaba indo para um caminho completamente diferente do desejado apenas
por falta de foco ou pela crença de que não é possível ganhar
dinheiro fazendo o que gosta.

“Muitos procuram a
ajuda de profissionais de desenvolvimento humano acreditando que
precisam de um novo curso, investimento ou até mais dinheiro, e
acabam descobrindo que precisavam se encontrar dentro da função
que desempenham. Em algum momento da vida, essas pessoas perderam o
objetivo de carreira ou prazer de realizar determinadas tarefas”,
aponta a especialista.

Por isso, Rebeca indica
que todo profissional – em qualquer ponto da carreira – crie esse
guia de trajetória. Assim, “mesmo que a pessoa mude de ideia sobre
para onde quer seguir, ela já sabe onde está, para onde quer ir e o
que precisa fazer para chegar lá.”

Mas, para atingir os
resultados esperados, o planejamento de carreira precisa ser feito da
maneira correta, seguindo os limites de quem o faz, bem como
preparado para as adversidades da vida. Segue algumas dicas da
especialista para isso:

1. Tenha clareza quais
são seus talentos para encontrar uma oportunidade na qual eles sejam
relevantes

2. Antes de buscar mais
conhecimento, pesquise em quais segmentos os que você já possui são
valorizados

3. Pesquise quais são os
valores da nova área ou empresa e se estão alinhados aos seus

4. Reconheça a
importância de suas experiências para saber valoriza-las na próxima
oportunidade

5. Cuidado para não
fazer uma transição de carreira para fugir de pessoas “difíceis”,
existe a possibilidade de encontrar outra bem parecida.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome