Conheça os principais benefícios da aromaterapia

0
1405

A aromaterapia é um estudo terapêutico milenar que utiliza de princípios ativos denominados óleos essenciais. Esses óleos são extraídos de plantas aromáticas, que podem ser encontradas de sementes, raízes, caules, folhas, flores e frutos.

A técnica utiliza das propriedades dos óleos essenciais para ajudar em sintomas como ansiedade, estresse, insônia, resfriado, depressão, entre outros. Aqui podemos citar como um importante óleo essencial o extraído das folhas de eucalipto globulus, indicado para o sistema respiratório. Entre as principais propriedades do óleo essencial de eucalipto se destacam sua ação expectorante. É um óleo essencial utilizado também no alívio de sintomas de asma, bronquite, sinusite e até mesmo resfriados. Vale destacar que pode também ser utilizado como desinfetante de ambientes e repelente para insetos.

Promove o bem-estar
Ter um ambiente agradável e que desperta calma e tranquilidade é o sonho de muitas pessoas. Como o dia a dia já é estressante, poder contar com um cantinho para descansar e renovar as forças é revigorante. E a aromaterapia pode ajudar a promover o bem-estar físico e mental através de um tratamento natural por meio de óleos essenciais.

Cada cheiro proporciona um tipo de sensação, que pode ser energizante, afrodisíaca, relaxante, entre outras. Enfim, existe um aroma para cada necessidade. Entre alguns óleos essenciais destacamos:

  • Lavanda: auxilia no combate a insônia, melhora o humor e combate o estresse;
  • Alecrim: melhora a memória e é um antidepressivo natural;
  • May Chang: estimulante mental que revigora a memória e desperta a imaginação;
  • Hortelã pimenta: reduz as dores no corpo e principalmente enxaquecas, funcionando como um clareador de pensamentos.

Fortalece as defesas do corpo
A utilização de óleos essenciais ajuda o sistema imunológico a reforçar a resposta imunológica do corpo com propriedades antimicrobianas, fortalecendo as defesas do corpo. Podemos destacar os seguintes óleos essenciais:

  • Eucalipto staigeriana: auxilia o alívio de infecções do trato respiratório;
  • Anis estrelado: ajuda nas respostas ao sistema imunológico, estimulando ou inibindo os microorganismos responsáveis, agindo contra uma grande variedade de bactérias e vírus;
  • Hortelã pimenta: alivia nos sintomas de gripes e resfriados, revigorando e combatendo os primeiros sintomas

Existem muitas aplicações para os óleos essenciais, que podem ser inalados, aplicados ao corpo por meio de massagens, compressas ou escalda-pés. No entanto, é fundamental que sejam utilizados com cautela e, de preferência, por profissionais especializados.

Dicas: Terra Flor.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome