Depressão e ansiedade estão entre as principais causas de afastamento nas empresas

0
418

Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões.

Segundo dados do Boletim Quadrimestral sobre “Benefícios por Incapacidade” divulgado pelo Governo Federal, nos últimos 4 anos, problemas acarretados pelos altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. Mais de 17 mil casos de concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez foram registrados entre 2012 e 2016 com este motivo.

Este cenário mostra como é fundamental que as empresas implantem programas de prevenção e promoção a saúde do trabalhador, afinal, prevenir é proporcionalmente muito mais barato do que assistir o paciente após a contração do problema. E mais importante do que isso, evitar que as pessoas adoeçam irá melhorar não só a qualidade de vida dos colaboradores, mas, consequentemente os resultados das organizações.

Ofereça ajuda às pessoas que estão em início de depressão ou quadros de ansiedade. Indique médicos e incentive o trabalhador.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome