Dez dicas para evitar as temidas varizes

0
566

Não há mulher que não tema o aparecimento das varizes. Além da questão estética, os vasinhos são responsáveis por pressões e dores nas pernas. A culpa, na maioria dos casos, acaba ficando para a hereditariedade. Esse fator pode sim influenciar, mas existem diversas formas para driblar os problemas dos antepassados e prevenir as varizes. O cirurgião vascular Caio Focássio, da Clínica Vivere listou as dez principais dicas para quem quer manter as pernas longe dos vasinhos.

Confira:

1- Use salto alto só quando precisar dele!
O problema não é o salto, mas sim ficar longos períodos com esse calçado nos pés. “Ir e voltar do trabalho com uma sapatilha, por exemplo, e só calçá-lo enquanto trabalha já ajuda na prevenção das varizes”, comenta Focássio.

2- Corra!
A atividade física, principalmente a aeróbica (como corrida e caminhada), é extremamente recomendada para manter-se longe das varizes. Isso porque o exercício ajuda na circulação.

3- Cuidado com a pílula anticoncepcional
Antes de começar o tratamento é importante a mulher consultar o seu médico. Já que pílulas a base de estrogênio podem contribuir com a distensão venosa e consequentemente aumentar o risco de doenças nesse território como aparecimento de varizes e trombose.

4- Movimente-se ao longo do dia
Ficar na mesma posição durante muito tempo prejudica o retorno venoso nas pernas. A cada uma ou duas horas, levante e ande um pouco, para ajudar o sangue fluir melhor e não ficar “estacionado” nas veias.

5- Deite, às vezes, com as pernas levemente elevadas
Não precisa ser necessariamente todo dia. Isso faz com que melhore o retorno venoso, fazendo com que a circulação da perna seja beneficiada.

6- Evite o excesso de peso
O acúmulo de gordura é um fator de risco para varizes. Manter o peso ideal é essencial, não só para evitar as varizes, mas também para manter a saúde em dia.

7- Não fume
O tabagismo, além de comprometer todo o organismo, aumenta a viscosidade sanguínea que é um dos responsáveis pela trombose venosa e tromboflebites que em futuro próximo podem gerar varizes.

8- Cuidado com os excessos na musculação
Aparentemente em um treino de hipertrofia com excesso de carga pode causar a hipertensão venosa. Por isso, o ideal, para prevenir as varizes, é usar pouca carga com mais repetições.

9- Esforço do ‘apertado’ pode valer a pena
As meias elásticas ajudam muito no retorno venoso da grande maioria da população que não tem contra-indicação, procure seu medico para lhe prescrever a correta e previna-se das indesejáveis varizes.

10- Aposte na drenagem linfática
A drenagem ativa a circulação linfática e é ótima para o tratamento do edema, além de melhorar a textura da pele.

Se você é jovem, procure seguir todas as dicas acima para evitar o problema. Já para quem passou dos 40 e sofre com as temidas varizes, procure um médico vascular e faça os tratamentos indicados. Manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos vão te ajudar e muito!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome