Dicas para manter a pele hidratada no inverno

0
786
Black woman putting on face lotion

Durante todo o ano, os cuidados com a pele são essenciais. No entanto, com a chegada do inverno, a preocupação deve ser ainda maior, pois neste período é normal que ocorra o ressecamento e a descamação.

Segundo Thais Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética, um dos principais motivos para a pele ressecar nos dias mais frios é a baixa umidade do ar. Para proteger a pele e curtir o friozinho sem preocupação, confira estas dicas da especialista:

– Controle a temperatura do banho – Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural da pele, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite, também, ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.

– Mantenha a pele hidratada – Nos cotovelos, joelhos e calcanhares, áreas que costumam ficar mais ressecadas e até rachadas, aposte em um creme mais concentrado. Para o restante do corpo, um hidratante básico é o ideal. Os cremes para o rosto devem ser específicos para a região, pois a oleosidade em excesso de determinada fórmula pode resultar em acnes. Os lábios devem ser tratados com produtos específicos para a região, como manteiga de cacau e bálsamos. Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas sem exagero.

– Não esqueça o filtro solar – Engana-se quem pensa que o sol de inverno é inofensivo. Apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele.

– Beba bastante água – Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. No inverno, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome