Espetáculo circense alerta sobre lixo nas praias

0
65

Espetáculo circense alerta sobre lixo nas praias Foto: Vinicius Vicente –

La Bamba” já foi apresentado em Paris e, a partir deste mês, circula por bibliotecas públicas

Ir à praia é um programa que proporciona muita diversão, mas também pode trazer uma sensação de tristeza, até de revolta. Se você olhar somente para as maravilhas que a natureza oferece, está no primeiro caso, já se parar para observar o que o ser humano deixa para trás, pode se encher de indignação. É esse assunto que a Cia. Das Dores Circo Teatro aborda em “La Bamba”, espetáculo irreverente que, sem perder o senso crítico, trata da questão da poluição provocada pelo homem.

Integrando o programa Biblioteca Viva, no qual apresentações artísticas circulam por diversas unidades de leitura, o espetáculo gratuito acompanha um dia na vida de uma banhista e um salva-vidas. Os dois se encontram em uma praia e, entre uma palhaçada e outra, se deparam com as consequências da interferência das pessoas no meio ambiente, especialmente no que se refere ao acúmulo de lixo, o “inimigo fatal”.

Para alertar sobre o descaso da população em relação ao assunto polêmico, a companhia teatral usou como argumento os objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU. Dados alarmantes apontados pelo órgão revelam que, a cada minuto, são compradas um milhão de garrafas de água de plástico; cerca de cinco trilhões de sacolas descartáveis confeccionadas com esse material são utilizadas por ano e aproximadamente oito milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar nos oceanos, anualmente.

“La Bamba” passou por diversos festivais de teatro, dentre eles La Fête du Théâtre Universitaire Paris 8, na França, e pelo Festival Regional de Esquetes, em Macaé, no Rio de Janeiro, onde venceu os prêmios de 2ª Melhor Cena, Melhor Ator, Caracterização e Composição Sonora.

Confira a programação nas bibliotecas da ZN:

Dia 13 de março, às 14h30
Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1.425 – Vila Pirituba

Dia 16 de março, às 14h.
Biblioteca Érico Veríssimo
Rua Diógenes Dourado, 101 – Parada de Taipas

Dia 30 de março, às 14h.
Biblioteca Menotti Del Picchia
Rua São Romualdo, 382 – Bairro do Limão

Grátis (não é necessário retirar ingresso)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome