Espetáculo de dança “CONCRETO” no Casarão da Vila Guilherme

0
366

O espetáculo de dança CONCRETOprojeto da Cia Flamenca Ale Kalaf contemplado pela 23ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo segue com as apresentações em vários locais da cidade de São Paulo e, no próximo dia 11 de novembro, chega ao Centro Cultural Vila Guilherme – Casarão.

O projeto CONCRETO é inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade. No ano de 1974, Perec permaneceu três dias seguidos na praça de Saint-Sulpice, em Paris, anotando tudo o que via. Com essa proposta, o autor transformou os acontecimentos cotidianos da rua em um texto composto por fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana.

A coreógrafa Ale Kalaf repetiu a experiência de Perec na cidade de São Paulo, 44 anos depois, observando essa realidade que nos escapa. A partir dessa vivência, encontrou vieses possíveis para esboçar os contornos dessa relação entre os indivíduos e suas cidades, e o lugar que essa cidade ocupa no interior de cada um. O caminho coreográfico escolhido, assim como na narrativa de Perec, não tem regras, cadência ou hierarquia, a proposta é trazer uma estética urbana para o estado corporal do flamenco, ressignificando assim seus gestos e suas intenções.

Observar a capacidade de estar imerso no mundo e de ser constantemente afetado por ele e seus microacontecimentos. Corpos que percorrem a cidade arriscando-se cotidianamente, flertando com a realidade, com um olhar atento para essas densas camadas que constituem a urbe, múltiplas facetas dessa última “pele” que dá contorno à existência humana. A observação atenta a esse contorno que é a metrópole foi a inspiração para a criação. Sem julgamentos nem críticas. 

A movimentação flamenca foi construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana, propondo a rua como um elemento de fronteira entre o familiar e o estranho, entre o próximo e o distante, entre o eu e o outro.

Serviço:
Espetáculo de dança “CONCRETO”
Data: 11 de novembro
Horário: 15 horas
Gratuito
Local: Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme)
Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Classificação indicativa: Livre

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome