Espetáculos gratuitos nas bibliotecas da zona norte

0
314

As bibliotecas da zona norte de São Paulo estão com uma programação gratuita de teatro e circo até o final do mês de abril. Confira!

O menino e a cerejeir
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min
Com enredo lúdico e emocionante, a Cia propõe uma versão do espetáculo especialmente adaptada para o espaço das Bibliotecas. O menino e a cerejeira nas Bibliotecas visa estimular a leitura, já que a montagem da Borbolina Companhia é uma adaptação do livro de Daisaku Ikeda, um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder humanista japonês. Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, um garoto triste, Taiti, tenta superar a perda do pai na guerra. Assim, surge uma amizade mais forte do que qualquer conflito, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.

Dia 25 de abril, às 14h
Biblioteca Érico Veríssimo
R. Diógenes Dourado, 101, Cohab Parada de Taipas. Zona Norte
Tel. 3972-0450

Dia 26 de abril, às 14h
Biblioteca Afonso Schmidt
Av. Elísio Teixeira Leite, 1.470, Freguesia do Ó/Brasilândia. Zona Norte
Tel. 3975-2305

A Loja de Brinquedos
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infanto-juvenil
Duração: 60 min
O espetáculo surge com a necessidade de estabelecer uma reflexão junto ao público infanto- juvenil sobre uma maneira mais respeitável de estar no mundo discutindo de forma lúdica e descontraída sobre os padrões de beleza impostos pela mídia e sobre a beleza encontrada na diversidade.

Além dessa abordagem, que é fio condutor da peça, outras nuances do desenvolvimento infantil são abordadas, que são as brincadeiras e a sua importância. A partir do ato de brincar, as crianças trazem novas linguagens que lhe ajudam a pensar a realidade de forma mais criativa.

Dia 26 de abril, às 14h
Biblioteca Pedro Nava
Rua Helena do Sacramento, nº 1.000 – Mandaqui. Zona Norte
Tel. 2973-7293

Dia 28 de abril, às 14h
Biblioteca Sylvia Orthof.
Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi. Zona Norte
Tel. 2981-6263 e 2981-6264

Construtório
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil
Duração: 50 min
Três operários ficam impedidos de saírem da obra em que trabalham, ao final do cansativo expediente, por conta de uma tempestade que não os deixa voltarem para as suas casas. “Presos” que estão, no entanto, libertam a fantasia para criar as mais incríveis aventuras: transformam ferramentas, e demais objetos da obra, em instrumentos de suas viagens pela imaginação. Assim recontam, com muita criatividade, alguns contos de fadas, parodiam, com bom humor, filmes clássicos, criam e interagem com bichos e criaturas formadas pelas mais inusitadas coisas. Revelam-se, por fim, operários de uma obra muito especial. São, sobretudo, poetas, construtores de sonhos…

A Cia Truks utiliza a técnica de teatro conhecida por “Teatro de Objetos”, no qual o uso cotidiano do objeto são modificados para construir novas criaturas, ou simbolizar personagens.

Dia 25 de abril, às 14h
Biblioteca Alvares de Azevedo
Pça Joaquim José da Nova, s/nº, Vila Maria. Zona Norte
Tel. 2954-2813.

Dia 26 de abril, às 14h
Biblioteca Padre José De Anchieta
R. Antônio Maia, 651, Perus. Zona Norte
Tel. 3917-0751

A Bola: Histórias que rolam
Classificação indicativa: Livre | Indicado para o público infantil
Duração: 60 min
Inspirado no livro “O Chute que a bola levou” de Ricardo Azevedo.
Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm um só sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas, sendo ora protagonistas, ora testemunhas dessas experiências de vida-jogo. Assim, as bolas vão descobrindo outros caminhos que a vida pode traçar, podendo ser tão divertidos quanto os seus sonhos.

Dia 24 de abril, às 10h
Biblioteca Brito Broca
Av. Mutinga, 1.425, Pirituba. Zona Norte
Tel. 3904-1444 e 3904-2476

Quebrando a Bacia
Classificação indicativa: infantil/ todas as idades
Duração: 60min
O palhaço, multiartista Montanha Carvalho, integrante do Grupo Namakaca, com mais de 16 anos de carreira no circo, apresenta seu primeiro espetáculo solo, “QUEBRANDO A BACIA”. O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contra-regra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do nosso herói. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. Montanha se desdobra pra encenar todos os personagens dessa história unindo a poética do teatro e a magia das habilidades circenses num espetáculo que encanta adultos e crianças.

Dia 20 de abril, às 14h30
Biblioteca Affonso Taunay
R. Taquari, 549, Parque da Mooca, Mooca. Zona Leste
Tel. 2292-5126

Dia 27 de abril, às 16h
Biblioteca Álvaro Guerra
R. Pedroso de Moraes, 1.919, Pinheiros. Zona Oeste
Tel. 3031-7784.

A LONA Caiu!
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 min.
Em “A LONA Caiu!” vemos um trio cômico, o palhaço Tuingo (Nico Serrano), o músico Tião (William Filho) e o dono de circo, falido, Afrânio (Deni MontSerrat). Como, literalmente, a casa caiu e não sobrou mais nada, a não ser seus pertences pessoais, os três chegam caminhando e descobrem uma lona e uma cadeira, que logo são “apossados” por Afrânio. Ele então resolve tentar algo inusitado: realizar números de palhaço para tentar resgatar algum “troco”. Diante disso, Tuingo questiona a atitude, mas resolve ajudá-lo, ou atrapalhá-lo. É ver para crer!

Juntos tiram da cartola diversos esquetes tradicionais e trazem à memória diversas peripécias dos palhaços tradicionais.

Charlatanismo, disfarces e suspense dão o tom da apresentação!

Dia 28 de abril, às 11h
Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Av. Padre Francisco de Toledo, 331, Cohab Manoel da Nóbrega, Artur Alvim. Zona Leste
Tel. 2741-7371 e 2741-0371

Dia 29 de abril, às 11h
Biblioteca Monteiro Lobato
R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro
Tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome