Estudo comprova os benefícios do colágeno hidrolisado para a pele

0
1255

Quase toda mulher tem a preocupação em manter a aparência sempre bonita, com uma pele jovem e livre de marcas. Com o avanço da idade é crescente a busca por soluções, tratamentos e produtos que ajudem a manter a elasticidade e a firmeza da pele, diminuindo as marcas de expressão e retardando o envelhecimento.

Apesar de todos os cuidados, o processo natural de envelhecimento vai ocorrer, causando a degradação do colágeno na pele e fazendo com que ela fique mais seca, fina e flácida. O colágeno é a uma proteína que dá sustentação às células, mantendo-as unidas. A pele corresponde a 15% do peso corporal e 75 a 80% de sua estrutura é composta por colágeno.

O processo de perda de colágeno pode chegar a 1% ao ano em mulheres a partir dos 30 anos e ultrapassar os 2% ao ano, após os 50. As mulheres são as mais afetadas e os primeiros cinco anos após a menopausa pode resultar em uma redução de até 60% do colágeno corporal. A degradação do colágeno também pode prejudicar a aparência dos cabelos e das unhas e agravar os casos de celulite.

O processo de envelhecimento é inevitável, mas a boa notícia é que é possível amenizar os sinais do tempo, com hábitos saudáveis e a introdução de suplementos à dieta diária. Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, comprovou que o consumo diário de 10g de colágeno hidrolisado pode melhorar o aspecto da pele.

Os resultados do estudo e a fama dessa proteína em amenizar os sinais do tempo, se deve a excelente biodisponibilidade do produto, com índices de 90 a 95% de absorção dentro das primeiras 6 horas. Após absorvido, os aminoácidos que formam essa proteína, participam da síntese de colágeno, e os resultados podem ser notados de forma expressiva em pouco tempo.

O estudo foi realizado com 60 voluntárias com idades entre 40 e 60 anos, faixa etária onde a perda de colágeno é maior. Após três meses de uso, os testes demonstraram uma melhora importante nas condições da pele do grupo que ingeriu diariamente o colágeno, como o  aumento significativo da densidade e elasticidade da pele, além da redução de rugas e poros. O estudo não teve como objetivo avaliar os benefícios do produto para os cabelos e unhas, contudo, muitas mulheres observam efeitos positivos, pois o fio capilar e as unhas são dependentes de colágeno e outras proteínas.

Além da suplementação de colágeno hidrolisado, outra dica é manter hábitos saudáveis. Hábitos inadequados como a exposição excessiva ao sol ao longo dos anos, a alimentação desequilibrada, especialmente rica em carboidratos simples, bebidas alcoólicas, baixo consumo de água, o tabagismo e noites mal dormidas são exemplos de fatores que potencializam a perda dessa proteína, acelerando os sinais do tempo.

Dicas: Dra. Andrea Frias, Coordenadora
do Centro de Pesquisa Sanavita.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome