Exposição reunirá mestres gravadores e suas obras no Museu do Horto

0
1527

Fotos: Divulgação

O Museu Florestal Octávio Vecchi, mais conhecido como Museu do Horto, foi inaugurado em 1931 como importante espaço de pesquisa da flora e fauna brasileiras, abrigando laboratórios de meteorologia e de fotografia, herbário e xiloteca. Seu acervo é constituído por inúmeros mostruários de madeiras entalhadas, sementes, exemplares de marcenaria e marchetaria, aquarelas, grande painel a óleo de autoria de Helios Seelinger, pintura mural de espécies nativas realizada por Antonio Paim Vieira, vitrais executados pela Casa Conrado, matrizes e impressões da escola de xilogravura e peças da escola de charão (laca japonesa). Localizado no atual Instituto Florestal, o museu também recebe exposições temporárias de artistas contemporâneos.

Neste segundo semestre, o Museu abriga a exposição “Museu Florestal, uma Inspiração“, que reunirá mestres gravadores referências no panorama da gravura brasileira, além de artistas participantes da convocatória lançada pelo Clube de Gravadores. A mostra apresentará diversas técnicas e poéticas gráficas inspiradas no acervo científico e artístico do Museu Florestal Octávio Vecchi, dentre as quais: xilogravuras, calcogravuras, litografias e fotogravuras, e incluirá também uma coleção única de matrizes e impressões da Escola de Xilografia do Horto.

Na exposição, também será homenageada a gravadora Hannah Brandt, aluna de Lívio Abramo a partir de 1961, sócia-fundadora do Núcleo de Gravadores de São Paulo (Nugrasp) e ganhadora do Prêmio Itamaraty na 12.ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1973.

A abertura da mostra será no dia 04 de agosto de 2019, a partir das 10h, no Museu Florestal Octávio Vecchi, localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren, Rua do Horto, 931, no Horto Florestal.

Com entrada gratuita, a exposição poderá ser vista de quarta a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Para visitas aos finais de semana e para grupos, mais informações pelo telefone (11) 2231-8555 / Ramal 2053 ou pelo e-mail museuflorestal@if.sp.gov.br.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome