Fábricas de Cultura oferecem oficinas e bate-papos para crianças e adolescentes

0
217

Oficina de bordado, bate-papo sobre veganismo e criação de monstros com argilas são algumas das atividades pensadas para crianças e adolescentes

Que tal fazer uma pelúcia baseada no seu personagem preferido da literatura? Ou, quem sabe, criar monstros com argila? Essas são apenas algumas das atividades que acontecem nas bibliotecas das Fábricas de Cultura em fevereiro. As oficinas são gratuitas e acontecem durante todo o mês nas unidades Brasilândia, Jaçanã, e Vila Nova Cachoeirinha – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis.

Bololofos são personagens autorais criados em pelúcia. Na oficina “Bololofos, personagens da literatura”, os participantes são convidados a criar um boneco inspirado em personagens dos livros do acervo das bibliotecas. A oficina é realizada por Graziella Poffo.

A atividade “Brincadeiras Cantadas” propõe trabalhar as cantigas e brincadeiras de roda, resgatando os valores da tradição e valorizando a voz, o corpo e o ritmo inerentes à criança. O objetivo é apresentar às crianças e aos adultos a potência das brincadeiras tradicionais através de cantigas como Peixinhos do Mar, Tá Caindo Fulô, dentre outras recolhidas por importantes pesquisadores e muitas vezes desconhecidas pelo público. A oficina é realizada por Maria Carolina e Paulo Silva.

O objetivo principal de “Cidadania: participação coletiva” é apresentar uma ampla reflexão sobre cidadania e a importância da cooperação e do engajamento ativo dos cidadãos nas questões da vida em sociedade.

Veja abaixo todas as atividades das bibliotecas das Fábricas de Cultura:

Bololofos, personagens da literatura
6/2. Quarta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha
7/2. Quinta-feira, 14h30 – Brasilândia
8/2. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã
Classificação indicativa: 6 anos.

Brincadeiras cantadas
21/2. Quinta-feira, 14h30 – Brasilândia
22/2. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã
28/2. Quinta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha
Classificação indicativa: livre.

Cidadania: participação coletiva
12/2. Terça-feira, 14h30 – Jaçanã
15/2. Sexta-feira, 14h30 – Vila Nova Cachoeirinha
19/2. Terça-feira, 14h30 – Brasilândia
Classificação indicativa: 7 anos.

Oficina de colagem
26/2. Terça-feira, 15h – Vila Nova Cachoeirinha
Atividade que convida todos para a prática da colagem, uma das linguagens das artes visuais que se vale de recortes de jornais, revistas, embalagens, diferentes formas e cores, palavras e elementos diversos que juntos criam um novo sentido. Classificação indicativa: livre.

A linha na natureza
27/2. Quarta-feira, 14h30 – Brasilândia
Partindo das obras da artista Clarice Borian, que borda folhas seca de árvores diversas, a atividade busca trabalhar a prática do bordado na natureza. As folhas são um material frágil para exercitar o bordado, então além de folhas serão utilizadas reproduções também em papel colorido, a fim de criar uma árvore de folhas bordadas com palavras e texturas diversas construídas pelos participantes. Classificação indicativa: livre.

Darwin Day: brincando e aprendendo – com Derek Amorim e equipe biblioteca
28/02. Sexta-feira, 14h30 – Jaçanã
A atividade propõe brincadeiras e atividades par homenagear o nascimento de Charles Darwin, que nasceu em 12 de fevereiro.

Classificação indicativa: 10 anos.

Serviço:
Fábrica de Cultura Brasilândia
Avenida General Penha Brasil, 2508
Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575
Telefone: (11) 2233-9270
Site: www.fabricasdecultura.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome