Fábricas de Cultura têm programação especial para crianças e jovens no Dia Mundial do Livro

0
210

Oficina de marcadores de página – Foto: Acervo das Fábricas de Cultura

O Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril há mais de duas décadas. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1995 – sendo celebrado também o Direito de Autor –, a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. Outra curiosidade é que três grandes escritores faleceram no dia 23 de abril em diferentes anos: Miguel de Cervantes (1547-1616), William Shakespeare (1564-1616) e Josep Pla i Casadevall (1897-1981) tiveram seus legados homenageados pela importante data internacional.

As Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – não poderiam deixar de celebrar o Dia Mundial do Livro com diversas atividades infanto-juvenis temáticas. Toda programação é gratuita e para participar basta fazer inscrição nas bibliotecas das unidades.

Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha terá a Oficina de criação de livros, no dia 24, quarta-feira, das 10h às 12h. Os participantes conhecerão os processos de confecção de livros, além de aprender sobre seus diversos formatos. A atividade é para incentivar a criatividade por meio da produção de personagens e histórias próprias, sejam elas em forma de poesia, conto ou romance. Há 20 vagas destinadas para crianças e jovens a partir de 8 anos.

E no dia 30, das 15h às 17h, a Fábrica de Cultura Jaçanã abre suas portas para a atividade Guerra de escritores. A proposta é apresentar ao público a obra das escritoras Eva Furnari e Tatiana Belinky, grandes nomes da literatura infanto-juvenil, para que as crianças e jovens se dividam em grupos e escolham a autora que será tema do desafio final. Cada grupo selecionará a escritora com a qual gostaria de guerrear, e então os participantes lerão fichas com trechos das obras das escritoras. O grupo que conquistar mais pontos ganha a gincana. São disponibilizadas 25 vagas para as crianças e jovens a partir dos 10 anos.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha
Rua Franklin do Amaral, 1575
Telefone: (11) 2233-9270

Fábrica de Cultura Jaçanã
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Telefone: (11) 2249-8010

 Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h

www.fabricasdecultura.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome