Grupo Retina São Paulo comemora Lei da Bengala Verde

0
366

No dia 26 de agosto de 2019, foi sancionada, na cidade de São Paulo, a lei nº 17.161, que institui o uso da bengala verde como meio adequado de identificar pessoas com baixa visão e como instrumento de orientação e mobilidade para a segurança e autonomia destas pessoas.

As pessoas com baixa acuidade visual são aquelas que possuem menos de 30% da visão no melhor olho e/ou campo visual (visão lateral) menor que 20 graus, mesmo com o uso de óculos adequados. Elas se acostumaram a viver num estado ambivalente, no qual não há nem ausência nem presença total de visão. Estão no meio do caminho entre a escuridão e a penumbra. Muitas vezes, não são percebidas pela sociedade ou então são confundidas com pessoas cegas, já que algumas recorrem a bengala branca indicada para as pessoas com ausência total da visão. É uma situação que gera desconfiança, discriminação e constrangimento em atividades simples do dia a dia.

Com a sanção da lei, que tem autoria do projeto da lei pelo Vereador Paulo Frange, será possível contar com o apoio da Prefeitura e de órgãos públicos para a realização de campanhas de divulgação e conscientização da sociedade sobre o que é a baixa visão junto aos hospitais, instituições de ensino, meios de transporte, meios de comunicação, entre outros.

O Grupo Retina São Paulo comemora a conquista e se reunirá com o Grupo Retina Brasil em um encontro, que acontecerá no dia 28 de setembro, em parceria com médicos oftalmologistas da UNIFESP, sob a coordenação da Profa. Dra. Juliana M. Ferraz Sallum, do Comitê Científico Retina Brasil/Retina São Paulo.

O encontro contará com a presença de médicas oftalmologistas especialistas em retina, que trarão informações importantes para melhor compreender as doenças degenerativas da retina e as questões da genética relacionadas a estas doenças.

No encontro serão abordados temas como:
Degeneração macular relacionada à idade e Retinopatia diabética – Dra. Erika Yasaki
Distrofias retinianas – Dra. Rebeca Amaral
Exames Oftalmológicos – Dra. Mariana Matioli
Noções básicas de genética – Dra. Olívia Zin
Genotipagem e Terapia gênica – Fabiana Louise Motta
Pesquisas sobre Stargardt – Profa. Dra. Mariana Vallim Salles
Pesquisas sobre as Doenças Degenerativas da Retina apresentadas no Congresso da ARVO 2019 – Profa. Dra. Juliana M. Ferraz Sallum

Serviço:
Encontro dos Grupos Retina São Paulo e Retina Brasil
Data: 28 de setembro de 2019 (sábado)
Horário: das 9h às 11h30
Local: UNIFESPTeatro Marcos Lindemberg
Rua Botucatu, 862, 2º andar
Vila Clementino – São Paulo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome