Inaugurada Residência Terapêutica em Santana

0
611

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte em parceria com a Organização Social IABAS inaugurou no dia 15 de outubro a Residência Terapêutica (RT) do CAPS III Mandaqui. O Programa é voltado para o acolhimento de moradores com transtornos mentais graves. Esta RT atenderá 10 usuários, entre eles três cadeirantes que serão acolhidos por 13 profissionais; 10 acompanhantes comunitários, um técnico de enfermagem, uma enfermeira e uma supervisora de Unidade.

Localizada na rua Antonio Lourenço, 115 – Santana, a RT conta com cinco dormitórios, uma suíte, duas salas, lavabo, dois banheiros, cozinha, hall de entrada, subsolo para lavanderia e área externa. Até o final de novembro, esta Coordenadoria irá inaugurar mais quatro Residências Terapêuticas, sendo duas na região de Santana/Jaçanã e duas em Pirituba, totalizando 15 Residências Terapêuticas na região Norte que atualmente conta com 91 moradores.

Essas residências, integradas no espaço urbano, são destinadas às pessoas que estiveram em regime de internação superior a dois anos e/ou usuários de outros serviços de apoio à saúde mental que perderam seus vínculos sociais e familiares.

O Coordenador Regional de Saúde Norte, Dr. José Mauro Del Roio Correa, destaca a importância da inauguração de mais cinco Residências Terapêuticas: “Restabelecer o direito à vida comunitária, auxiliar esses moradores na busca de sua autonomia e condições de vida mais digna e humana é apostar em um acolhimento com novo olhar para a doença mental”, conclui Dr. Mauro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome