Lesões durante a atividade física no inverno

0
398

Durante a estação mais fria do ano, a chance de uma lesão muscular aumenta bastante. Isso acontece porque os músculos demoram mais para atingir a temperatura ideal para a prática da atividade física. Por isso, o aquecimento articular e muscular, que são importantes em qualquer situação, nos dias frios se tornam indispensáveis.

As lesões mais comuns aos atletas no inverno são as que atacam o sistema musculoesquelético, que são as lesões musculares, tendíneas e articulares. O ortopedista Dr. Antonio Alexandre Faria explica que, como estas estruturas são altamente solicitadas em diferentes modalidades esportivas, requerem como pré-requisito aporte sanguíneo maior para que possam responder ao estímulo minimizando riscos de lesões. No inverno, há justamente a diminuição deste aporte sanguíneo nestes tecidos, predispondo a lesões. O indicado é que se faça um excelente aquecimento do corpo antes de iniciar o esforço físico escolhido.

Quando a lesão acontece, existem inúmeras formas e técnicas dentro do arsenal fisioterápico para a recuperação dessas lesões. Em geral, esses tratamentos visam acelerar todo o processo de reparação tecidual que compreende basicamente 3 fases: inflamatória, cicatricial e de maturação (quando o tecido volta a ter as mesmas características do tecido normal). O tratamento visa a otimização destas fases.

Não existe uma atividade física mais indicada para ser praticada no inverno. O que deve existir é uma atenção redobrada, principalmente com relação à realização do aquecimento antes das atividades físicas. Procurar ser o mais regrado possível quanto a criar uma rotina de prática de exercícios, para que o corpo se condicione àquela modalidade e com isso não sofra tanto com o stress que invariavelmente o esporte acarreta. Por isso é bom insistir: no inverno, o aquecimento prévio se torna primordial.

Mexa o esqueleto e bom treino! 🙂

Dicas: Dr. Antonio Alexandre Faria – CRM: 117.601
Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital San Paolo.
Coordenador do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Camilo Santana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome