Mofo e umidade? Veja como combater

0
691

Um problemas muito comum nas residências, principalmente nas épocas de chuva é o bolor, também conhecido como mofo, que pode resultar em cheiro forte, danificar móveis, azulejos, revestimentos e até causar problemas respiratórios. O mofo é resultado do acúmulo de fungos que crescem e se alimentam de materiais orgânicos, como a madeira, tecidos, frutas, pão etc. Ele surge em ambientes de muita umidade ou com pouca ventilação.

Segundo Paula Roberta Silva, especialista em limpeza, o problema pode ser evitado dentro de casa com soluções caseiras simples. “Em um balde, coloque um litro de água para 100 ml de água sanitária e aplique no local atingido pelo mofo, deixando agir por 30 minutos. Isso deve facilitar a retirada da mancha com um pano limpo. Se a mancha for persistente, é possível repetir a operação”, afirma.

Para evitar o cheiro forte de mofo em toalhas que secam dentro de casa, confira as dicas:

Instruções:

  1. Coloque a toalha na máquina de lavar roupas, sendo o ideal lavar até três peças por vez. Adicione a quantidade de sabão líquido ou em pó como de costume e preencha a máquina com água na medida indicada.
  2. Quando a máquina atingir o nível de água, adicione uma xícara de chá de vinagre branco, deixando as toalhas de molho por 30 minutos.
  3. Bata as toalhas na máquina normalmente. Depois do enxágue, aguarde até que a máquina esteja no nível de água indicado. Adicione o amaciante e mais uma xícara de chá de vinagre branco.
  4. Quando terminar a centrifugação, retire as toalhas imediatamente. Recomenda-se não deixá-las por muito tempo dentro da máquina, caso contrário, o cheiro ruim voltará e o todo o trabalho será perdido.
  5. Em seguida, pendure as toalhas no varal, de preferência expostas ao sol.
  6. No lugar do vinagre branco, pode ser usado também o bicarbonato de sódio, que produzirá o mesmo efeito. Jamais use os dois juntos!
  7. Para ressaltar o cheiro das toalhas, guarde-as com saches perfumados.
  8. E, por fim, jamais deixe toalhas úmidas no banheiro. O correto é deixá-las expostas em um local arejado para eliminar o mau cheiro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome