Novembro Azul: movimento alerta a população masculina sobre prevenção

0
493

Um mês todo voltado ao debate e à conscientização sobre a necessidade de os homens procurarem o médico com regularidade e cuidarem da saúde. Essa é a proposta do Novembro Azul, que todos os anos promove diversas ações em vários países. Antes voltado para o combate ao câncer de próstata, as mensagens foram ampliadas e abrangem a importância da saúde integral do homem. 

De acordo com dado do Ministério da Saúde, 31% dos homens brasileiros não costumam ir ao médico, sendo que mais de 50% só procuram um especialista em estágios mais avançados da doença, quando são necessárias intervenções cirúrgicas, segundo estudo do Centro de Referência em Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de São Paulo. Isso pode representar um fator de risco à vida deles, tendo em vista que diversas enfermidades, como o câncer de próstata, por exemplo, possuem maior chance de cura se diagnosticadas precocemente.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O oncologista do Hospital do Câncer Anchieta, Dr. Marcos França explica que não apenas a prevenção em relação ao câncer, mas outras doenças merecem atenção e cuidado na saúde do homem. 

O novembro azul é bastante centrado na prevenção do câncer de próstata. Mas, atualmente foi ampliado e engloba a saúde masculina de forma integral. Na verdade, tanto o Novembro Azul quanto o Outubro Rosa visam a avaliação da saúde como um todo, apesar das campanhas possuírem um foco sobre a prevenção dos tumores de próstata e mama. No caso dos homens, é importante observar e se precaver contra as doenças que são mais prevalentes e podem ser prevenidas como o câncer de próstata e os problemas cardiocirculatórios como infarto, AVC e doenças semelhantes. A campanha visa alertar os homens tanto a fazer avaliação rotineira com o urologista como realizar a prevenção de problemas cardíacos com o cardiologista. O mais importante é ficar atento e se precaver antes que se apresentem problemas de saúde mais sérios.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome