Os riscos do tratamento de vasinhos com profissionais não especializados

0
252
Female Doctor Meeting With Patient In Exam Room

Nos últimos anos tem crescido muito o número de pessoas que se submetem aos mais diversos tratamentos de saúde ou estética, sem tomar os devidos cuidados a respeito do profissional que realiza esses procedimentos. O que é um risco enorme à saúde e à própria vida do paciente.
Todos os procedimentos médicos, sem exceção, devem ser feitos por profissionais especializados nas respectivas áreas de atuação, principalmente por ser a autoridade mais confiável para determinar o melhor tratamento para cada caso. Nesta entrevista, o dr. José João Lopes, cirurgião vascular, dá algumas informações sobre os tão temidos vasinhos e varizes. Confira.

Universo ZN- Doutor, em primeiro lugar o que são vasinhos?
Dr José João- Vasinhos ou telangectasias são pequenos vasos da derme com diâmetro inferior a 2mm, geralmente de cor arroxeada ou avermelhada. Tem alta prevalência, existem vários tipos e por isso vários tratamentos. Podem aparecer em qualquer região: na face, membros, tórax e abdome, sendo mais comum nas pernas. Muitas vezes as telangectasias são uma pequena parte de uma doença mais complexa que é a
Insuficiência Venosa Crônica.

Universo ZN- Como distinguir se é um problema simples ou não?
Dr José João- Aí é que entra a importância do cirurgião vascular. Através de um exame clínico detalhado e às vezes de exames de imagem, como a ultrassonografia, dentre outros, podemos fazer um diagnóstico preciso e planejar o melhor tratamento possível para o paciente. É comum no consultório o paciente procurar o tratamento de escleroterapia e nós encontrarmos varizes, por exemplo, que são as causadoras das telangectasias.

Universo ZN- Quais os tratamentos para vasinhos?
Dr José João- No meu consultório uso o Laser 1064 e a escleroterapia com agulhas. Ambos são bem tolerados, costumam dar bons resultados, e desde que feitos com boa técnica não tem restrições ou contraindicações.

Universo ZN- O sr. já viu no seu consultório complicações de escleroterapia feitas por pessoas não médicas?
Dr José João- Sim, e muitas. Já vi casos inclusive de trombose venosa profunda com graves consequências para as pacientes, infecções, lesões de pele etc.

Universo ZN- Como é o tratamento a laser?
Dr José João- Para varizes, temos dois tipos de Laser: o primeiro, para vasinhos, é feito no consultório, com boa eficácia para vasos com coloração acentuada. O segundo é usado em cirurgia de varizes (EVLT), diminuindo o tempo de repouso para um ou dois dias após a cirurgia e que geralmente é feita sem cortes.

Universo ZN- Quais suas recomendações finais?
Dr José João- É muito importante que as pessoas saibam que atos médicos devem ser feitos somente por médicos e mais ainda somente por especialistas que possuam o título de especialista. A legislação brasileira considera crime o exercício ilegal da medicina. Não vale a pena correr riscos desnecessários com o seu corpo e sua saúde, às vezes por comodidade ou preço mais barato. Somente o especialista, seja de que área for, pode oferecer o tratamento mais seguro e atualizado para cada caso.

Dr. José João Lopes – CRM 35.130, é médico, formado na Santa Casa de São Paulo há 40 anos, Cirurgião Vascular, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, título de especialista pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Pós-Graduação em Cirurgia Endovascular, Mestrado em Medicina na Uninove.

 

 

 

 

Serviço:
Rua Voluntários da Pátria, 2820 – cj. 86 – Santana
Tel.: 2978-6050 – 98381-0692 (whatsapp)

Rua Pedroso Alvarenga, 1255 – cj. 72 – Itaim Bibi
Tels.: 3078-1967 – 98381-0685 (whatsapp)

www.josejoaolopes.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome