Parque do Trote recebe maior ação cívica do mundo para limpeza de resíduos

0
515

Foto: Divulgação

A cidade de São Paulo recebe a segunda edição do Dia Mundial da Limpeza, World Cleanup Day, considerada a maior ação cívica da história, na manhã do sábado de 21 de setembro, das 8h30 às 12h. Com início na Praça Dr. João Mendes, as atividades se estenderão para outros 60 pontos da capital paulista, como no Parque do Trote, na zona norte.

O projeto uniu cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países que realizaram a limpeza simultânea das cidades no ano passado. No Brasil, a ação é organizada pela parceria entre Instituto Limpa BrasilLet’s do It! e Teoria Verde.

Os interessados em participar da ação no dia 21, podem se cadastrar diretamente pelo site do Instituto Limpa Brasil pelo link – https://www.limpabrasil.org. A edição 2019 ainda terá um incentivo aos participantes que concorrerão ao sorteio de um carro 0km doado pela Gooders, startup de engajamento social que oferece recompensas e fomenta negócios de impacto.

Cerca de 600 municípios brasileiros aderiram à iniciativa neste ano. O número é praticamente o dobro da primeira edição, quando a ação foi realizada em 363 cidades do país. Em 2018, 100 mil voluntários foram engajados na atividade que retirou 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

Edilainne Muniz, coordenadora do Limpa Brasil, enfatiza que sair às ruas e limpar nossas cidades é um exercício prático de cidadania. “Mais do que isso podemos verdadeiramente entender melhor nosso papel quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente.”

O projeto coletivo começou na Estônia, no ano de 2008. Na época, 50 mil pessoas se reuniram para limpar o lixo despejado ilegalmente em terrenos baldios do país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica, que reduziu o problema daquele país em 75%, foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam de “Let’s Do It!” (Vamos fazer isso! em português). O sucesso da ação no país do leste europeu se espalhou pelo mundo e, hoje, são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Dia Mundial da Limpeza – Para participar é bem simples: basta se cadastrar no site www.limpabrasil.org. Com a inscrição, o participante ganha moedas Gooders que poderão ser utilizadas por descontos em diferentes empresas parceiras. A Gooders é um programa que recompensa quem faz o bem por meio da ajuda ao planeta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome