Pilates clássico e contemporâneo: saiba a diferença

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O pilates é um método antigo de treinamento físico, desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates em 1920. Tem como principal objetivo reequilibrar o corpo e mente de forma integral, promovendo melhoras significativas em vários fundamentos, como, por exemplo, força, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, entre muitas outras.

A prática do pilates está cada vez mais em destaque na área de atividade física devido aos seus benefícios à saúde, principalmente no que diz respeito ao realinhamento postural. A prática do método promove uma conscientização postural muito eficaz que reeduca o indivíduo a se posicionar em suas diversas tarefas diárias e por isso ele vê excelentes resultados na sua saúde de uma forma geral.

O método pilates conta no Brasil com uma série de vertentes, podemos assim dizer. Geralmente essas vertentes dividem a prática em duas: uma delas é a metodologia clássica ou original e a outra vertente a classifica como moderna ou contemporânea. Na verdade a ideia é uma só e isso não mudou, só que por ser um método muito antigo, como já mencionamos aqui, ele se renovou devido as necessidades que foram se apresentando com o decorrer do tempo.

A metodologia clássica é a que foi desenvolvida pelo criador do método, Joseph Pilates, e hoje é utilizada por poucos profissionais, pois o método atualmente possui muitos recursos que foram adicionados em termos de materiais e suas próprias técnicas que foram se aperfeiçoando com o tempo.

A metodologia contemporânea, na verdade, foi reformulada por uma segunda geração seguidora do pilates, que através de conhecimentos científicos aperfeiçoaram e adaptaram a técnica. Algumas mudanças foram observadas no decorrer do tempo que resultou essa nova vertente, entre elas podemos citar uma reorganização dos exercícios na sua ordem e variações, objetivando resultados ainda melhores em relação à respiração e correção postural, com o objetivo de manter as curvas naturais da coluna.

Uma das mudanças mais significativas é que atualmente o método conta com diversos acessórios, como: arcoflex, bola Suiça, disco de propriocepção, faixas elásticas para alongamento, caneleiras, entre outros.

Vale ressaltar, que todas as mudanças ocorridas através dos tempos sofreram adaptações para que todo o tipo de pessoas, com as mais diversas características individuais pudessem praticar o método. Mas o mais importante e que os Princípios do Método Pilates se mantêm até hoje, tanto na vertente clássica, quanto na contemporânea.

Seja para o objetivo de reabilitação ou para o funcional você deverá buscar um estúdio que lhe ofereça opções sobre qual método é o mais indicado para seu caso. Lembrando que ambos possuem os mesmos objetivos e alcanças excelentes resultados.

Fonte: Pure Pilats.

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