Saiba como o e-commerce pode atrair mais clientes na Black Friday

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O Black Friday, um dia inteiro de grandes descontos, vem crescendo a cada ano no Brasil. Em 2017 não vai ser diferente. Segundo a pesquisa “Thanks God, it’s Black Friday”, realizada pelo Google, a expectativa é de um crescimento de 15% a 20% em relação a 2016. A notícia é boa. Porém, o consumidor brasileiro continua tradicional. O estudo também apontou que 77% dos clientes pretendem comprar na mesma loja online que já tiveram experiências.

Premiada pelo E-Commerce Brasil como a melhor profissional de vendas do país em 2014, Priscilla Erthal, separou algumas dicas para que o e-commerce consiga se destacar e trazer mais clientes no dia 24 de novembro.

Planejamento
Senso de urgência:
criar uma landing page (página de entrada) com contador para lembrar aos visitantes quantos dias faltam para o Black Friday e um mini cadastro para inserir no banco as pessoas interessadas em receber as promoções da data.

Evento de todos: envolver toda a empresa. Não adianta só o marketing criar uma campanha super bacana e não combinar e ouvir as outras áreas.

Reforçar as áreas: preocupar com a qualidade do site: não ficar lento, buscar funcionar e não cair; aumentar o número de pessoas e mudar o horário para que possa aguentar a demanda; fazer alguma ação de endomkt para motivar a todos; definir com o marketing da estratégia os produtos que serão vendidos no dia.

Estratégia
Valorizar os atuais clientes: avisar antes para quem está na base ou se cadastrou na landing page.

Início: existe uma tendência de começar na véspera, ou seja, na quinta-feira, no final da noite, já que há um crescimento exponencial na busca do consumidor pelas promoções neste dia.

Produtos: caso a loja não disponibilize os descontos em todas as mercadorias, é importante inserir um selo especificando claramente para o clientes.

Regras do jogo
As regras precisam ser mais claras e simples possíveis, além disso o regulamento das promoções precisam estar em um lugar legível.

Histórico: não precisa se reinventar todos os anos. O ideal é olhar para os anos anteriores e entender o que deu certo e errado para ajustar e melhorar.

No dia
Criar uma dinâmica para todo o evento ficar coberto com equipes de olho nas vendas, estoques, mídias que estão ou não dando resultados.

Agir de forma rápida para entender qual produto está dando mais resultados e, se possível, potencializar aquela venda.

Lembre-se que o cliente está com apetite e propenso a comprar. É preciso aproveitar essa oportunidade. Muitas vezes aquela venda em si não valeu à pena financeiramente mas, olhando no médio prazo, trouxe um cliente novo.

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