Saiba quais os benefícios do colágeno para a beleza da pele

0
806

Em nosso organismo é encontrada uma proteína abundante denominada colágeno, que corresponde a até 30% das proteínas do organismo. Entre os locais com maior concentração de colágeno temos os músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos e o sistema digestivo.  As proteínas de colágeno são constantemente renovadas e, em se tratando da pele, elas são responsáveis por sua elasticidade e maior resistência.

Alimentação adequada e fatores que favorecem a qualidade de vida são fundamentais para manter a produção dessas moléculas, visto que situações adversas podem interferir na produção de colágeno. Assim o stress, a falta de nutrientes e a deficiência de vitamina C, podem resultar em defeitos na síntese do colágeno.

De acordo com o médico dermatologista Luciano Morgado, a produção de colágeno ocorre com maior eficiência até os 30 anos de idade. Após essa faixa etária, por conta do desenvolvimento do envelhecimento, a produção de colágeno fica mais restrita. Dessa forma, torna-se necessário o seu consumo paralelo, a fim de repor essa proteína no corpo.

”A produção de colágeno diminui gradativamente, com variações individuais, resultando em acentuação das rugas e dos sulcos e também em fragilidade articular e óssea. Estima-se que a partir dos 50 anos apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação é produzido pelo organismo”, afirma o médico.

São vários os benefícios do colágeno para o corpo. Na pele, os mais encontrados são o tipo I e o tipo IV, sendo responsáveis, junto com as fibras elásticas, pela firmeza e elasticidade da pele. A sua deficiência pode resultar em uma pele mais frouxa e flácida, com acentuação das rugas e sulcos da pele.

Com o caminhar da idade, a saída é buscar outras formas para adquirir o colágeno para a pele. Entre as possibilidades, estão os cremes que possuem entre os seus componentes o colágeno e a elastina, tendo importante função hidratante para a pele. “Por via oral, os mais utilizados são os colágenos hidrolisados, de mais fácil absorção. Esses produtos podem ajudar no tratamento de flacidez e rugas na pele. Todavia, importante frisar que isolados não fazem milagre”, completa Luciano.

Antes de escolher o colágeno ideal, procure ajuda de um dermatologista qualificado que irá recomendar o tratamento específico para o seu tipo de pele.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome