Santa Casa oferece exame gratuito para diagnóstico de câncer da pele

0
302

Instituição vai atender o público que apresenta propensão à doença, no dia 01 de dezembro; ação faz parte da Campanha Dezembro Laranja

Para prevenir o câncer de pele, a Santa Casa de São Paulo oferece exame gratuito à população que apresenta fator de risco. O atendimento faz parte da Campanha Dezembro Laranja e acontecerá no ambulatório Conde de Lara, das 09h às 15h, no dia 1 de dezembro.

Estudos apontam que pessoas que têm a pele clara e não conseguem se bronzear; com muitas pintas pelo corpo; cabelos e/ou olhos claros; familiares que tiveram câncer da pele; sofreram queimaduras solares; possuem sardas no rosto e/ou ombros; feridas que não cicatrizam; pintas crescendo; já tiveram câncer da pele ou estão acima dos 65 anos, tem maior propensão ao melanoma.

De acordo com a dermatologista Adriana Pessoa Mendes Eris o câncer da pele pode ser evitado com cuidados simples. “Os raios UVB/UVA das 10 h às 16 h são os maiores influenciadores do câncer da pele, nesse período a indicação é não estar exposto ao sol, outra recomendação fundamental é fazer o uso de filtro solar acima do fator 30, reaplicar o produto depois de entrar no mar, na piscina ou após atividades com alta sudorese”, comentou a médica.

A Representante do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, na instituição, Dra. Adriana, lembrou também que no mercado já existem roupas com proteção solar específica e isso ajuda principalmente os pais na hora de proteger as crianças, que tem mais dificuldade para aplicar o protetor solar.

Estar alerta ao câncer da pele não é comum para a maioria da população, porém investigar a doença é de extrema importância, principalmente para pessoas que tem propensão às feridas que não cicatrizam em quatro semanas, aumento e surgimento de pintas – sua cor irregular e diâmetro maior que 1cm, manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome