Sesc Santana oferece curso gratuito Direito à Cidade

0
425

Maria Lúcia de Oliveira – Foto: Jairo Moura

O Sesc Santana oferece dos dias 12 a 14 de novembro, das 14 às 18h, o curso Direito à Cidade com Raimundo Novinho, Camila Cardoso e Maria Lúcia de Oliveira.

O curso abrange a resistência das comunidades tradicionais e a experiência da comunidade da Av. Boa Esperança, e é voltado para interessados nas áreas de arquitetura, artes, história, direito, coletivos, artistas, arquitetos e público em geral.

O curso destaca os processos de ocupação e dominação do território

brasileiro. A partir da compreensão das articulações que nortearam os processos de transformação da capital da Província do Piauí, discute as agressões e as táticas de defesa-ataque da Comunidade ribeirinha da Avenida Boa Esperança na tentativa de se manter estruturada em meio à urbanização de Teresina. Ao longo das aulas, os alunos trabalham com o conceito de território e comunidade tradicional utilizando o caso desta comunidade.

No último dia de curso, haverá uma roda de conversa para discutir formação do território e o Turismo de Base Comunitária como forma de desenvolvimento sustentável com as convidadas Camila Cardoso, integrante da Comunidade Cultural Quilombaque e Coordenadora da Agência Queixada, e Maria Lúcia Oliveira, liderança da Comunidade da Boa Esperança.

Outro participante do curso é Raimundo Novinho, morador da Boa Esperança desde criança. Debruçou-se sobre a história da comunidade na sua monografia de conclusão de curso de Licenciatura em História (FAP) e em seguida se especializou em história e cultura afro-brasileira pela Universidade Estadual do Piauí

Serviço:
Direito à Cidade
Data: De 12 a 14 de novembro
Horário: Terça a quinta, das 14h às 18h
Deck do jardim.
Livre
Grátis
Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana
Telefone: (11)
2971-8700

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome