Sesc Santana participa da Semana Mundial do Brincar 2019

0
375

Meu Jardim – Foto: Myriam Muniz

Meu Jardim” e “Artes e Artistas” são os destaques da programação do Sesc Santana

De 25 de maio a 2 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar em todas as unidades do estado. A ação promovida no Brasil pela Aliança pela Infância desde 2009, que conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013, convida a sociedade para reflexão e debate sobre a importância do brincar.
Com o tema “O Brincar que abraça a diferença”, a edição de 2019 traz luz ao fato de que o brincar é um terreno fértil para a construção da alteridade. Quando brincam, as crianças ressignificam o mundo – pedra vira gente, folha vira pássaro, galho vira varinha de condão. Ao brincar, é possível reconhecer semelhanças em um mundo dotado de diferenças.
Pensando nisto, todas as unidades do Sesc São Paulo realizarão vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contações de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações.
Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos e demais interessados nas questões da primeira infância, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, um programa do Sesc São Paulo que propõe um conjunto de ações para e sobre a primeira infância, baseado na premissa de que o brincar é uma experiência social na qual a criança transforma os objetos aos quais tem acesso em brinquedos e brincadeiras a partir de sua própria realidade social.

Semana Mundial do Brincar 2019 – “O Brincar que abraça a diferença”
De 25 de maio a 2 de junho de 2019
Em todas as unidades do Sesc São Paulo
Programação completa: sescsp.org.br/semanamundialdobrincar

Programação no Sesc Santana:

Artes e artistas | De 25/05 a 02/06, às 10h30
Nesta atividade vamos trabalhar com adaptação de materiais como caixas de diferentes tamanhos, vasinhos de plásticos, anos PVC, entre outros para que as crianças brinquem de montar e desmontar suas esculturas.

Canto Lygia Clark: Dobradura
Oficina de Dobradura de animais de papel. As crianças vão aprender a fazer uma dobradura de sapo que pula para brincar.

Canto Lygia Clark: Túnel
Túnel de tecido com algumas fitas, objetos sonoros dentro dele para que a criança passe por dentro e sentir sensações diversas.

Canto Hélio Oiticica: Cabana
Utilizando canos de PCV as crianças vão criar uma estrutura e decorar suas cabanas com tecidos e fitas coloridas.

Canto Hélio Oiticica Labirinto:
O labirinto será montado com chapas de papelões é em algumas chapas estarão ilustrações de obras do Helio Oiticica. Os papelões terão cortes paralelos para os encaixes.

Canto Regina Silveira Sombras:
Uma estrutura quadrada de madeira com papel vegetal formando uma parede com uma lanterna atrás para refletir a imagem de sua própria sombra.
Canto Tarsila do Amaral Pintura – releitura da obra Abaporu com guache no papel A4 / utilizando o carimbo do pé a criança irá completar e criar sua obra.
Local: Quiosque. Livre. Grátis.

Pintando Poesia – Série cores e som | 25/05 às 14h
É uma performance multi-linguagem interativa para crianças de todas as idades. Une canções ao vivo, poesia, dança e desenhos que se misturam e se transformam criando universos imaginários em movimento.
No espaço de acontecimento, um grande e iluminado caderno de desenhos vivos feitos com areias coloridas, mundos, figuras, seres animais e vegetais, como a menina da capa dourada, o cão farejador de diamantes, vão aparecendo aos olhos e ouvidos das crianças. O performer desenha com areias coloridas o espaço, utilizando o corpo em movimento, o canto e ferramentas como escovinhas, garrafas pet, vassouras, sempre criando e recriando, a partir das canções executadas por ele e por um músico performer ao vivo.
Local: Deck do Jardim. Livre. Grátis.

Brinquedos e brincadeiras tradicionais | De 25/05 a 02/06, às 15h
Oficinas que resgatam a diversidade das brincadeiras e brinquedos tradicionais.
Brinquedos: Bonecas de Palha de Milho/ Bonecas de Cabaça/ Peteca/ Perna de Pau/ Cavalinho de Pau/ Pipa.
Brincadeiras: Amarelinha em Caracol/ Corda / Argila.
Local: Quiosque. Livre. Grátis.

Corpo, balão e o universo lúdico | 26/05, às 15h
Esta intervenção propõe com a dança adentrar no universo lúdico da criança, buscando caminhos de interação entre os participantes. É com a relação entre o corpo e o balão que surgem os jogos de reconhecimento do corpo como ferramenta básica de transformação e apropriação do movimento.
Local: Sala Múltiplo I. Livre. Grátis.

TOC TOC Pinguim | 29 e 30/05, às 14h
O ambiente é feito de caminhos circulares, oferece as linhas de uma história que fala sobre a amizade entre um menino e um pinguim. Objetos colocados delicadamente pelo espaço apresentam pequenas surpresas. Mãos navegam em alto mar, pequenos pinguins revelam cores e texturas, a voz conta. Entregas de senhas 30 minutos antes, no local.
Local: Espaço Brincar. Crianças de 3 a 5 anos. Grátis.

Meu Jardim | 31/05, às 10h e 14h
Em MEU JARDIM, entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.
Local: Teatro. Livre. Grátis

Serviço:
Semana Mundial do Brincar
Data: De 25/05 a 02/06.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
Local: Deck de entrada. Livre. Gratuito.
Acesso para deficientes – estacionamento.
Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome