Sorriso em dia: mitos e verdades sobre o clareamento dental

0
976

Você já ouviu falar em clareamento dental? Trata-se de um tipo de tratamento odontológico que tem o objetivo de clarear os dentes, tornando-os mais brancos. Ele não é exatamente novo, porém tem ganhado especial relevância nos últimos anos, principalmente por ser cada vez mais buscada por celebridades, artistas e atletas que desejam deixar o sorriso impecável.

Muitas pessoas, no entanto, não aderem à essa técnica por já terem ouvido algum boato a respeito dela. Pensando nisso, separamos os principais mitos que cercam esse tipo de tratamento. Confira!

Posso fazer clareamento sem ir ao dentista?
Mito e verdade. Poder, você até pode, mas não é recomendado. Você precisará utilizar produtos que são vendidos em farmácias e que não são indicados pelos dentistas por terem alguns efeitos colaterais como aumento de sensibilidade dos dentes ao calor ou frio, dentre outros. Caso você escolha o tratamento caseiro que costuma ser mais barato porém mais demorado, o seu dentista irá comprar os produtos certos e ajudar nas instruções.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?
Sim, qualquer pessoa pode fazer porém nem todas terão resultados excelentes. Por exemplo, gestantes, pessoas com enfermidades bucais ou com dentes de porcelana e resina devem evitar pois o clareador não tem nenhum efeito sob esse tipo de material. Se os seus dentes estão extremamente amarelados pode ser que o clareamento não seja 100% eficaz mas a diferença mesmo assim é notória.

A melhor técnica é a laser?
Depende. Apesar do clareamento a laser ser excelente, prático e rápido, ele, por si só, não é capaz de gerar um resultado duradouro por ter pouco poder de penetração. O seu dentista pode sugerir o clareamento caseiro como manutenção.

Eu preciso deixar de consumir certos alimentos?
Durante o processo de clareamento é bom evitar alimentos com pigmentação forte, como beterraba, café, sucos, chocolates etc. Isso é recomendado porque estes alimentos podem atrapalhar o tratamento e deixar os dentes mais sensíveis. Alguns outros hábitos como fumar, por exemplo, também devem ser deixados de lado. Após o tratamento, você pode consumir normalmente.

O clareamento irá durar para sempre?
Não. Embora os dentes possam continuar brancos por longos anos, os hábitos alimentares podem determinar a duração. Mesmo nos casos em que algumas novas manchas surgem, os dentes dificilmente voltam ao estado que estavam antes.

O clareamento vai deixar meus dentes mais sensíveis?
Não. Esse mito surgiu pois muitas pessoas compram métodos de clareamento sem a supervisão de um dentista qualificado e acabam prejudicando os dentes.

Dicas: Instituto Barbosa de Odontologia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome