Últimas semanas da 2ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração no Center Norte

0
532

cn(Foto: divulgação/Angélica Viegas)

Ainda é possível conferir as mais de mil peças exclusivas e típicas de 11 países expostas na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Interart). Localizado na Praça de Eventos do Shopping Center Norte, a exibição acontece até 28 de maio.

Neste ano, a grande novidade é a presença da Rússia, que trouxe releituras das tradicionais Matryoshkas, bonecas de diferentes tamanhos que podem ser encaixadas umas nas outras. Além disso, o estande do país apresenta a cerâmica Gzhel, da região de Moscou, que é caracterizada pelo seu desenho original em dois tons de azul sobre branco. Entre os destaques estão ainda bandejas metálicas com fundo preto e desenhos de flores e frutas feitas a tinta óleo, técnica conhecida como Zhostovo, cujo nome vem de uma aldeia perto de Mytichi.

Durante o evento, os frequentadores podem fazer uma verdadeira viagem e conhecer, por meio do artesanato, particularidades culturais de diferentes regiões, como Brasil, Turquia, Tunísia, Grécia, Rússia, Peru, Quênia, Indonésia, Paquistão, Senegal e Dubai. Da Turquia, estão expostos dezenas de modelos de jogos de cama e toalhas de mesa bordadas a mão com pedras e fitas nos estilos do povoado de Bursa e Capadócia.

Já as cidades turcas de Kutahya e Iznik exibem pratos, travessas e tigelas feitos em cerâmica. Istambul, se destaca com luminárias formadas por cúpulas de mosaico de vidro coloridos, aplicados na resina com silicone, o que proporciona um efeito visual colorido no ambiente.

No estande da Indonésia, o artesanato representa as diferenças étnicas, compostas por mais de 300 grupos que possuem idiomas, culinária, vestimentas, ornamentos, esculturas e itens de uso diário. O país asiático tem uma grande herança que faz alusão aos antepassados, às culturas hindu e budista, com influência chinesa, islâmica e indiana.

A feira é uma verdadeira volta ao mundo! A entrada é gratuita e acontece na praça de eventos do shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome