Ventilador de teto é a melhor opção para o outono

0
141

Foto: Divulgação

Aspectos como estética, funcionalidades e eficiência energética devem ser levados em conta na escolha do aparelho

Os ventiladores de teto são ótimas opções para quem precisa de conforto térmico e não tem a possibilidade de adquirir um aparelho de ar-condicionado. Durante o outono, especialmente, esses modelos são mais eficientes do que os ventiladores de chão, porque podem distribuir melhor o ar pelo ambiente. Mas, é necessário considerar informações importantes antes de fazer a aquisição do produto, como: funcionalidades, eficiência e estética.

A começar pela estética, o fato é que os ventiladores nem sempre são elegantes. Já é possível encontrar no mercado diversas opções com acabamentos diferenciados e discretos para combinar com a decoração do seu escritório ou dos cômodos da sua casa, mas a verdade é que eles podem ser muito mais caros do que os modelos tradicionais. Se você considera a decoração do ambiente fundamental, escolha as opções mais modernas.

Mas, se você preza especialmente pela funcionalidade do equipamento, é possível adquirir um aparelho mais discreto, com poucas pás e parafusos aparentes. Com essa questão bem definida, é interessante avaliar o ambiente de uso. Se você mora na praia, por exemplo, será necessário adquirir um equipamento que funcione bem com a humidade e com a maresia. Portanto, analise para qual objetivo você pretende usar o ventilador e, assim, fazer uma compra assertiva.

Sobre as questões mais técnicas, há mais informações importantes. Comecemos pela vazão de ar. Esse índice mede a quantidade de vento que o aparelho é capaz de escoar por segundo. O mercado adota a medida de m³/segundo. De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), na velocidade mínima, o índice mínimo aceito é de 0,59m³/s e de 1,75m³/s na velocidade máxima.

Contudo, é interessante também observar o tamanho do ambiente para saber qual a vazão de ar mais adequada para atender à sua necessidade de ventilação. Obviamente, quanto maior o espaço, mais vazão o ventilador precisa ter para escoar o vento para todo o ambiente. Abaixo, confira as medidas aproximadas mais comuns:

Tamanho do ambiente em m² – Necessidade de vazão em m³/s
até 10m² – até 1,7 m²/s
até 25m² – entre 1,7 e 3,0 m²/s
acima de 25m² – mais de 3,0 m³/s (instale mais de 1 aparelho)

Agora, passemos para a potência do aparelho. Tudo o que você quer é a maior vazão possível com o mínimo consumo de energia, certo? Para atingir esse objetivo, basta dividir o número da vazão de ar pelo número de watts (w). Ou, melhor: procure a etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), disponível em todos os aparelhos autorizados pelo Inmetro. Ela vai de A a E, sendo A a melhor eficiência energética e E a menor.

Ao comprar seu ventilador de teto, é interessante observar, também, a quantidade de ruído produzida pelo aparelho. Esse aspecto pode incomodar os mais exigentes. O mercado de ventiladores tem se adaptado a demanda por aparelhos mais silenciosos, mas você ainda deve verificar com cuidado essa questão.

Se optar por ventiladores com luminárias, prefira as que possuem lâmpadas LED. Elas são mais duradouras. Além disso, a eficiência energética das lâmpadas incandescentes é muito baixa, sendo que apenas 4% da energia é transformada em luz e os outros 96% em calor.

O ventilador de teto depois da compra
Após escolher o modelo ideal, ainda há alguns passos a serem seguidos para garantir uma boa ventilação no ambiente. A primeira delas diz respeito à instalação. Apesar de ser mais simples do que aparelhos de ar condicionado, o ideal é chamar um especialista para realizar este procedimento.

Em relação ao posicionamento do equipamento, saiba que ele deve ficar a pelo menos 2,20 metros do piso e a 50 centímetros de uma parede, para que ele possa circular com segurança e não arranhar móveis e nem machucar ninguém. O ventilador de teto também deve ficar centralizado, para garantir uma boa circulação de ar no ambiente.

Com essas dicas, certamente será possível fazer uma ótima escolha de um ventilador de teto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome