Virada da Consciência na BSP

0
247

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras, participa da Virada da Consciência, evento que, entre os dias 18 e 21 de novembro, reúne atividades que celebram a cultura afro-brasileira.

Visando incentivar o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito de ler, o Clube de Leitura tem bate-papo marcado no dia 22 de novembro, das 15h às 17h, para discutir o livro “A guerra não tem rosto de mulher”, de Svetlana Aleksiévitch.

Já quem quer conhecer melhor a trajetória e a obra da escritora Lucrecia Zappi deve reservar o dia 24 de novembro, das 11h às 13h, quando ela será o centro das atenções do programa Segundas Intenções, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto.

Em 25 de novembro, o Domingo no Parque oferece sessões do programa Lê no Ninho, das 11h30 às 12h15, e de contação de histórias com a Cia. Duo Encantado, das 12h15 às 16h, em área próxima da biblioteca, configurando-se como programação ideal e gratuita para toda a família.

Importante acrescentar que a BSP funcionará normalmente nos feriados do dia 15 e 20 de novembro. Mais informações sobre a biblioteca, acesse: https://bsp.org.br/.

Confira a programação da Biblioteca de São Paulo:

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infanto-juvenil. Não é necessário fazer inscrição.
Sextas-feiras, às 15h.
Dia 16/11 – A fabulosa máquina de amigos, de Nick Blad. Equipe BSP.
Dia 23/11 – Perseu e a monstruosa Medusa, de Saviour Pirotta. Equipe BSP.
Dia 30/11 – O filho do ferreiro e a moça invisível, de Ricardo Azevedo. Equipe BSP.

Domingos, às 16h.
Dia 15/11 (Feriado) – A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieszka. Com interpretação em Libras. Com Cia Fantoccini.
Dia 18/11 – Mata, de Heloísa Pietro. Com Os Fabulistas.
Dia 20/ 11 (Feriado) – O pássaro encantado, de Nelson Mandela. Com a Trupe Pitirilo.
Dia 25/11 – Toda forma de amor. Com a Cia. Arte Negus

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Sábados das 11h às 11h45.
Domingos, das 11h30 às 12h15.
No dia 25 a atividade acontecerá no Parque da Juventude, no programa Domingo no Parque.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. A partir de 7 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Quartas-feiras, das 15h às 16h.
Dia 21/11 – Ping-pong.
Dia 28/11 – Treine sua mira, com o jogo de bolinhas.

PINTANDO O 7 – Atividade para pintar, desenhar, colar e criar, inspirada em temas literários, ecológicos e culturais. A partir de 6 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Quintas-feiras, das 15h às 16h (não haverá atividade no dia 15).
Dia 22/11 – Reflexos da mulher negra: produção de quadros decorativos.
Dia 29/11 – Instrumentos musicais: confecção de chocalhos.

DOMINGO NO PARQUE
Domingo, dia 25/11, no Parque da Juventude.
11h30 às 12h15 – Sessões do programa Lê no ninho, com equipe BSP.
12h15 às 16h – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias com a Cia Duo Encantado.
Não é necessário inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Sábados, dia 17/11, das 11h às 13h.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Não é necessário fazer inscrição.
Sextas-feiras, das 16h30 às 17h
Dia 16/11 – Bom dia, camaradas, de Ondjaki
Dia 23/11 – Onça preta, de Lucrecia Zappi (aquecimento Segundas Intenções)
Dia 30/11 – Amy Winehouse: biografia, de Newkey-Burden

COMPARTILHANDO SABERES: Yoga – Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga serão direcionadas com posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento – fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Amanda Velloso. Vagas preenchidas por ordem de chegada.
Sábados, dia 17/11, das 15h às 16h.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com a escritora Lucrecia Zappi. Mediação: Manuel da Costa Pinto. Não é necessário fazer inscrição. Lucrecia Zappi (Buenos Aires, 1972) é escritora, jornalista e tradutora. Cresceu em São Paulo e cursou o colegial na Cidade do México. Morou também em Bruxelas e em Amsterdã por sete anos, estudando filosofia e artes visuais. Ao voltar a São Paulo cursou jornalismo e trabalhou como repórter para a Folha de S. Paulo, além de outras publicações especializadas em arte contemporânea. Participou de diversos projetos de artes visuais, tais como uma colaboração em 2017 com o artista Rodrigo Matheus para a Hermès, e curadoria da exposição Empty House/ Casa Vazia na galeria Luhring Augustine em Nova York, em 2015, em torno do neoconcretismo brasileiro. Sábado, dia 24/11, das 11h às 13h.

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (ao lado da Estação Carandiru do Metrô)
Tel.: 11 2089 0800.
https://bsp.org.br/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome