DECORAÇÃODESTAQUESMAIS

6 dicas para planejar sua cozinha

Uma cozinha bem planejada é fundamental para o melhor aproveitamento dos espaços. A arquiteta Romina Ferrini Passos, da Marcenaria do Futuro, da 6 dicas importantes para o sucesso do seu projeto.

1. Comece definindo os eletrodomésticos
Ao planejar uma cozinha precisamos primeiramente definir quais equipamentos irão atender nossas necessidades na hora de armazenar e preparar os alimentos. O tipo de fogão, o modelo e capacidade do refrigerador, se haverá lava-louça, forno elétrico ou a gás. Tudo isso compromete o espaço disponível e determina a necessidade de tomadas, pontos de água e gás que cada aparelho precisará para seu funcionamento.Também podemos determinar o tamanho do nicho de instalação para cada equipamento, que são as medidas do espaço ideal para encaixe do aparelho no armário planejado, essas medidas são fornecidas pelos fabricantes de eletrodomésticos.

2. Optar entre coifa ou depurador
Definir qual será o equipamento de exaustão mais indicado para a cozinha. A diferença de funcionamento entre esses equipamentos é que a coifa tem um poder de exaustão mais eficaz que o depurador, pois ela requer um duto de saída de ar para a área externa da residência. O depurador apenas absorve o vapor do cozimento e filtra antes de devolver para o mesmo ambiente. Por isso, quando possível, a coifa é recomendada em cozinhas de conceito aberto para evitar que a fumaça se espalhe pelos outros ambientes.

3. Iluminar bem as superfícies de trabalho
Além de uma eficiente luz central para atender a cozinha como um todo, também deverão ser instalados pontos de luz sobre as bancadas de trabalho. A luz branca neutra é a mais indicada, pois a branca levemente azulada distorce a coloração dos alimentos como carnes e frutas. Essa iluminação pode ser embutida em rebaixos de gesso ou instalada na parte inferior dos armários suspensos.

4. Aumentar o frontão da bancada
As bancadas ou superfícies de trabalho deverão ser executadas com materiais não porosos como quartzos, granitos ou inox para facilitar a limpeza e evitar o acúmulo de micro-organismos. Uma dica interessante é instalar um frontão (faixa que contorna a parede acima da bancada) com mais de 20cm de altura, assim aumentamos a área de proteção além de valorizar o visual da cozinha.

5. Executar base sob armários
Todas as cozinhas podem receber uma base de fechamento e sustentação abaixo dos armários, deixando livre apenas os espaços necessários para os equipamentos que ficam diretamente apoiados no chão como refrigerador e lava-louça. Essa base pode ter de 10 a 20 centímetros de altura e serve principalmente para evitar o depósito de sujeira nesse local de difícil visualização. Ela pode ser executada em alvenaria e revestida com porcelanato ou granito conforme a cor da bancada.

6. Escolher armários planejados sob medida
Os armários planejados oferecem uma grande variedade de cores e acabamentos, mas nem todas as marcas executam projetos sob medida, para isso é necessário optar por empresas como a Marcenaria do Futuro que fabrica móveis personalizados para cada ambiente, evitando o uso de fechamentos laterais desnecessários e oferecendo o melhor aproveitamento de todos os espaços disponíveis. A Marcenaria do Futuro trabalha com MDF de 18mm e 25mm aumentando ainda mais a durabilidade dos produtos, todas as laterais são 100% revestidas e as ferragens utilizadas são de primeira qualidade. Porém o maior diferencial da empresa é a rapidez na entrega podendo ser à partir de 15 dias úteis.

Marcenaria do Futuro
Mais informações poderão obter através do telefone (11) 99475-2841 ou whatsapp (11) 95944-7013.

Deixe uma resposta