DESTAQUESGUIA DA ZN

ARGILA: A Rainha da Beleza

Por: Risolene e Marcela
Estrelícia Sabonetes Artesanais

A Argila é um mineral natural que oferece diversos benefícios, é barato, de fácil acesso e simples de usar. Vamos passar algumas receitas caseiras para que você possa experimentar os benefícios da Argila em sua pele e cabelo. Lembre-se que é um produto que não deve ser usado diariamente, deve ser respeitado um período para que a pele se renove e haja a reconstrução celular.

Já para quem usa os Sabonetes com Argila, podem ser diários, pois eles contêm óleos e extratos vegetais em sua composição, que potencializam os benefícios da argila, mantendo a suavidade da pele e os cuidados necessários para que ela permaneça limpa, porém hidratada e iluminada.


Sabonete de Argila Branca e de Argila Verde

A argila no rosto
Vamos fazer uma máscara simples e maravilhosa? Siga a receita, lembrando que é necessário estar com o rosto limpo com um bom sabonete, sem nenhuma maquiagem.

Ingredientes:
• 1 colher de sopa de argila verde (comprada em casas de produtos naturais);
• Água mineral ou filtrada;
• 1/2 copo de Água de coco gelada.

Modo de preparo
Misture a argila verde colocando a água até ficar uma textura grossinha, como se fosse um doce de leite. Aplique no rosto com a ajude de um pincel, contornando a área dos olhos e boca, e deixe agir por 5 minutos. Retire com água filtrada, e quando terminar, se desejar, borrife água de coco gelada pra hidratar e acalmar a pele.

Nota 1: A argila verde provoca uma sensação de estar repuxando e pinicando a pele, porque ela seca muito rápido, fique tranquila pois isso é normal. O mesmo acontece com o uso da argila preta. Aguarde a máscara secar totalmente para poder retirar, e faça isso com água corrente.

Nota 2: Se sua pele ficar um pouco de vermelha não se preocupe, pois isso é a ativação da circulação sanguínea na região. Indicamos fazer a lavagem do rosto com água fria, até gelada, dependendo da temperatura local, e ao enxugar, utilize toalha macia e faça delicadamente.

Nota 3: Aguarde 2 horas para poder usar cremes ou maquiagens. Isso é para deixar a Argila ativar suas propriedades. Sua pele ficará renovada, suave e iluminada.

Nota 4: Você pode usar na finalização da limpeza com a Argila, na Água de Coco, acrescentar 10 gotas de óleo de vitamina E + 10 gotas de óleo de vitamina C. Se preferir faça isso à noite e deixe agir até o dia seguinte.

A Argila e os Cabelos

Você sabia que pode usar Argila nos cabelos? Sim, pode, e a Argila Branca, a Verde e a Preta são as mais indicadas para os fios. A Argila Branca é a mais leve e suave, e a verde é indicada para cabelos normais, que precisam apenas de tonificação e estimulação do couro cabeludo, além de limpeza. A Argila Preta é indicada para quem possui excesso de oleosidade no couro cabeludo e também para que sofre de queda dos fios.

Segue uma receitinha básica, super simples de fazer e fácil de aplicar:

1. prepare a mistura colocando 4 colheres de Argila seca em um recipiente e adicionando água filtrada. Depois é só mexer bem e observar o ponto, ela não deve ficar nem muito firme nem muito mole. Adicione mais água se preciso.
2. Lave os fios com um shampoo neutro.
3. Na hora da aplicação, se por acaso o seu cabelo for oleoso, passe a Argila misturada com um pouco de
sabonete neutro no couro cabeludo. No caso de fios normais a secos, você pode misturar a argila com um
pouco de creme neutro e depositar cuidadosamente diretamente no couro cabeludo com um pincel, evitando tocar nos fios.
4. Aguarde a Argila fazer efeito, porém, não ultrapasse 1 hora.
5. Quando for retirar, coloque a cabeça embaixo do chuveiro com água morna e espere que a Argila amoleça e saia completamente, sem esfregar. Tenha um pouco de paciência.
6. Não é preciso finalizar com condicionador, mas você pode fazer se quiser.

Nota : Leia as recomendações de aplicação isso é importante. Não faça mais que 1 aplicação de argila no mesmo dia e somente repita o tratamento a cada duas semanas. Será o suficiente para deixar o seu couro cabeludo saudável.

Fontes: Leia mais em: <https://claudia.abril.com.br/beleza/mascara-facial-receitas-caseiras-para-cada-tipo-de-problema/>; <https://salonline.com.br/argila-nocabelo/> Adaptado. Fotos: <https://www.freepik.com/.

ESTRELÍCIA SABONETES ARTESANAIS
e-commerce: https://bagy.com.br/estreliciasaboarte
Instagram: @estreliciasaboarte
Facebook: /estreliciasabonetes

Deixe uma resposta