DESTAQUESMODA

Argila uma Rainha da Beleza

A Argila é um mineral retirado de rochas sedimentares e sua utilização está se tornado comum nos produtos naturais devido aos diversos benefícios e por ser um elemento simples, barato e de fácil acesso. É um mineral composto por grãos finos de silicatos e alumínio, e podem ser associados a alguns óxidos que proporcionam tonalidades e propriedades diferentes, por isso, cada argila tem uma cor e uma proposta diferente. As Argilas são resultantes de um conjunto de processos físicos e químicos bem demorados, que modificam as rochas e alteram sua forma física, bem como sua composição química. Dentre os minerais existentes nelas, podemos citar o magnésio, o ferro, o silício, o alumínio, o manganês, o sódio e o potássio.

As Argilas têm ação antisséptica e cicatrizantes, além de absorver a oleosidade sem desidratar a pele. Existem alguns tipos de argilas diferentes e a diversidade de cores está relacionada à sua composição, aos minerais nela contidos, por isso no uso para a pele cada cor tem a sua função, como as argilas branca, preta, verde, vermelha e amarela, vamos falar um pouco da função de cada uma delas.

Argila Branca tem efeito adstringente, cicatrizante e clareador. É amplamente indicada para quem tem pele sensível, envelhecida, desidratada ou acneica. Devido ao seu pH ser muito próximo ao da pele ela é a mais suave das argilas, promovendo ação antisséptica e cicatrizante, ela absorve a oleosidade sem desidratar a pele, tratando-a sem descamar e sem retirar a hidratação natural, proporcionando limpeza e renovação celular. É popularmente conhecida como Caulim, possui um alto percentual de caulinita, alumina e sílica.

Nos cabelos, atua como auxiliar no tratamento aos fios frágeis (quimicamente tratados ou danificados). Ela torna o fio menos poroso, tem ação antirresíduos, desintoxicante e, por isso, equilibra a oleosidade do couro cabeludo, mantendo-o oxigenado, hidratado e estimulando o crescimento saudável dos fios.

Argila Preta ela é a mais nobre de todas, devido ao seu alto teor de alumínio e silício, e ao baixo percentual de ferro. Seu nome também é Lama Vulcânica, é bastante utilizada em tratamentos detox pelo seu autopoder de absorção da oleosidade da pele. Tem poder de restauração, fazendo dela um poderoso agente rejuvenescedor.

Por sua composição diferenciada, ela pode ser utilizada tanto na cosmética, quanto em tratamentos de doenças como sinusite e rinite. Controla a oleosidade e tem ação antibacteriana. Melhora a circulação sanguínea periférica, atenuando celulites e estrias, por ser desintoxicante, tem efeito clareador de machas da pele, combate flacidez e linhas de expressão.

Argila Verde ela é a mais comum e popular das argilas, por oferecer ação anti-oleosidade, é altamente adstringente e analgésica, tem secagem rápida e função bactericida, que é excelente para quem tem pele oleosa, acneica. O uso dessa argila faz um controle da produção sebácea, restaurando o tecido como um “peeling natural”, retardando o processo de envelhecimento da pele.

Nos cabelos, as máscaras com argila verde são usadas com o mesmo objetivo: o controle da oleosidade dos fios. Ela desintoxica profundamente, mas deve ser utilizada com cautela, já que seu poder secativo e adstringente é forte e pode proporcionar algum efeito rebote.

Argila Vermelha ela é rica em óxido de ferro e cobre e é indicada para tratar o excesso de oleosidade, embora tenha ação menos adstringente que a argila verde. É ideal para peles sensíveis e rosadas. Essa argila também tem a capacidade de reestruturar as células, o que faz dela uma grande aliada no combate ao envelhecimento precoce da pele e ajuda a prevenir linhas de expressão. Para os cabelos, auxilia em tratamentos hidratantes e reconstrutores, fornecendo minerais essenciais para manutenção e fixação das proteínas e aminoácidos na fibra.

Para formar a Argila Rosa é só misturar a Argila Vermelha e a Argila Branca, equilibrando propriedades de ambas. Existem outros tipos de argila como a cinza, a amarela, etc., mas citadas são as mais fáceis de encontrar.

Como utilizar a argila no rosto

Pode ser feita uma máscara para a pele como a receitinha a seguir. Lembre-se de que é importante limpar o rosto com um bom sabonete, retirando toda a maquiagem e deixando os poros livres para receber a máscara.

Ingredientes:
• 1 colher de sopa de argila em pó
• Água mineral, filtrada ou um chá de sua preferência

Modo de preparo
Deixe a água em temperatura agradável, de preferência bem morninha. Vá colocando aos poucos até obter uma consistência de “lama” (nem muito densa, nem muito líquida). Use um pincel achatado, pode ser um de maquiagem, e aplique a máscara no rosto, espalhando com o pincel, contornando a região dos olhos e lábios (é importante evitar o uso nestas regiões, podem causar irritações).

Quando usar a argila verde sentirá a pele repuxar e pinicar, pois ela tem uma secagem mais rápida, e isso é normal. A mesma coisa acontecerá com o uso da argila preta.

Deixe a máscara secar totalmente e retire com água. A pele ficará com um pouco de vermelhidão, isso é devido a ativação da circulação sanguínea no local.

Após a lavagem, de preferência com água natural ou fria, enxugue o rosto delicadamente e aguarde pelo menos 2 horas sem usar cremes ou maquiagens, para deixar ativo o efeito da argila e suas propriedades. Você se sentirá com uma pele renovada, suave e iluminada.

Como utilizar argila nos cabelos

Para os cabelos é ainda mais simples fazer o uso da argila. Em um recipiente coloque a quantidade de argila que seja suficiente para cobrir todo o seu cabelo, vá acrescentando água filtrada ou mineral, até que possa forma uma pasta leve e fluida, sem estar líquida. Com um pincel aplique essa pasta no couro cabeludo, como se estivesse pintando os cabelos, sem esfregar, apenas aplicando.

Espalhe a argila por todo o couro cabeludo e faça massagens com as pontas dos dedos, para ativar a circulação sanguínea no local e facilitar a absorção dos minerais da argila escolhida.

Aguarde uns 20 minutos descansando os cabelos numa touca de banho. Logo após, enxague com água em abundância, para tirar todo o resíduo. Pode finalizar com um creme condicionador de sua preferência.

A aplicação da argila nos cabelos pode ser feita a cada 15 dias, isso permite manter a saúde do couro cabeludo, melhorando a oxigenação na região capilar, o que facilita o crescimento saudável dos fios.

Fontes: Pesquisas em livros e sites diversos. Fotos: https://www.freepik.com/

ESTRELÍCIA SABONETES ARTESANAIS
e-commerce: https://bagy.com.br/estreliciasaboarte
Instagram: @estreliciasaboarte
Facebook: /estreliciasabonetes

Deixe uma resposta