ACONTECE NA ZN

Bibliotecas das Fábricas de Cultura abordam narrativas negras na programação de julho

Biblioteca Jaçanã – Foto: André Hoff  –  

 Rodas de conversa sobre mulheres na literatura de cordel, tradição oral africana e a experiência de escritoras afro-latinas são alguns dos destaques, além de oficinas práticas

As bibliotecas das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, explorarão a diversidade das narrativas negras na literatura em julho. As atividades são abertas e ocorrem presencialmente nas unidades da zona Norte da capital paulista.

A programação do mês começa na Fábrica de Cultura Brasilândia com a atividade Mala de Ébano: Contos da Tradição Oral Africana que será realizada no dia 5 de julho, às 11h. Na mala de Ébano, Mariana Per carrega histórias de seus ancestrais que conheceu viajando nas palavras dos mestres que encontrou. Ela abrirá essa mala junto com o público para compartilhar os diversos contos orais africanos que reuniu.

Na Fábrica de Cultura Jaçanã, a equipe de biblioteca realiza a atividade De Suelis, Carolinas e Conceições: Experiências Femininas Afro-latina no dia 5, às 14h. A atividade, que celebra o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (25/07), visa promover reflexões a respeito da trajetória de mulheres afro-latinas, intelectuais insurgentes e acadêmicas importantes para a teoria e literatura brasileira. Serão utilizados livros disponíveis na biblioteca, como “Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil”, de Sueli Carneiro, “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, e “Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis”, de Jarid Arraes.

Outra forma de falar sobre literatura é mostrar como pôr a mão na massa. Na oficina Quadrinhos Maker, a equipe de biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha ensinará um pouco sobre esse estilo de criação de histórias, além de incentivar que o público faça seus próprios quadrinhos. A oficina ocorre no dia 6 de julho, a partir das 10h.

Já pensou em participar de um circuito audiovisual pela cidade de São Paulo onde são destacadas as narrativas, contribuições, a existência e resistência da comunidade negra? É esta a proposta da atividade Circuito Virtual pelas Narrativas Negras que ocorre no dia 7 de julho, às 14h30, na unidade Vila Nova Cachoeirinha.

Além disso, todas as unidades irão receber a atividade Trilha Literária realizado pelo Crialudis, entre 2 e 9 de julho, que tem como proposta convidar o público para um jogo de percurso com tabuleiro gigante que possibilita uma imersão por diversos clássicos da literatura infantojuvenil, despertando o gosto e interesse pela leitura. Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura.

SERVIÇO:
FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

TRILHA LITERÁRIA | COM CRIALUDIS
Atividade Livre.
Presencial em cada unidade.
6/7 — Quarta-feira às 10h — Vila Nova Cachoeirinha
6/7 — Quarta-feira às 14h — Brasilândia
7/7 — Quinta-feira às 14h – Jaçanã
Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos.

Deixe uma resposta